CEPERJ OFERECE CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA AS 92 PREFEITURAS DO ESTADO .

Em parceria com o deputado Hugo Leal (PSC), vice-presidente da Frente Parlamentar do Fortalecimento da Gestão Pública, o Ceperj oferece cursos de capacitação para as 92 prefeituras do estado.

JORNALISTA .

RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

SECRETÁRIO PEDE A IDOSOS QUE PROCUREM POSTOS DE VACINAÇÃO

RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ

SECRETÁRIO PEDE A IDOSOS QUE PROCUREM POSTOS DE VACINAÇÃO

Até agora, 28% da população que deve receber a proteção foi vacinada no Estado do Rio.

O secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, afirmou que apenas 28% dos idosos do Estado do Rio se vacinaram contra a gripe e reforçou a importância da imunização das pessoas com 60 anos ou mais através da campanha. “Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Só no Estado do Rio foram distribuídas quase 3,8 milhões de doses da vacina, mas o percentual de participação da terceira idade está muito baixo. Alvo essencial nesta campanha, os idosos precisam procurar o posto mais próximo a sua residência para tomar a vacina. Pedimos que a família também ajude na conscientização pois é de fundamental importância para a saúde”, disse o secretário Marcus Vinícius.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, ou seja, 80% do grupo prioritário, do qual fazem parte os idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, entre outros. Para dar mais tempo a quem ainda não tomou a vacina, a campanha foi prorrogada até o dia 10 de maio. O público que proporcionalmente menos se vacinou durante a campanha no Rio de Janeiro é o de profissionais de saúde: apenas 19% foram aos postos de saúde se proteger contra a doença. Entre as gestantes, 26% se vacinaram; entre as crianças na faixa etária da campanha, a cobertura está em 29%; e, entre os indígenas, 40%. Em 2012, o estado do Rio de Janeiro atingiu 83,7% de cobertura, ultrapassando a meta do Ministério. Porém, entre os grupos de idosos e gestantes, a meta não foi alcançada.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, alerta que a gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. “Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma extremamente segura e eficaz”, garante. O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus influenza.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).
Contra-indicação

As únicas contra-indicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

MATÉRIA DA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . PETRÓPOLIS .

 REPÓRTER RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ
 
Vacinação contra HPV vai ser aplicada em todo o país
Projeto de Bernardo Rossi é transformado em campanha nacional

O Ministério da Saúde vai incluir a vacinação contra  o HPV - Human Papiloma Virus -, o principal causador do câncer do colo de útero no calendário nacional de vacinação. Suas três doses necessárias para imunização das mulheres serão oferecidas pelo SUS de graça.  Autor da lei que tornou a vacinação obrigatória na rede estadual, Bernardo Rossi, líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) comemora a iniciativa que vai imunizar, de início, 16 milhões de mulheres até 09 anos em todo o país.
- O Estado do Rio foi o primeiro a ter uma lei, minha e de Rafael Picciani, deputado licenciado e secretário estadual de Habitação, tornando essa vacinação obrigatória. Assembleias de outros estados como de Minas Geras e Maranhão seguiram nossa iniciativa e outros parlamentos estaduais iniciaram movimentação neste sentido. Foi uma pressão natural junto ao governo federal que entendeu a importância da vacinação em massa", afirma Bernardo Rossi. 
Em uma primeira etapa a vacina será importada, mas o governo decidiu fabricá-la em instituições públicas do país. A tecnologia de produção da vacina será comprada em licitação e as vacinas passarão a ser produzidas nos laboratórios públicos Fiocruz, no Rio, e Instituto Butantâ, de São Paulo.  O vírus HPV é transmitido por contato sexual e vem sendo considerado a principal causa do câncer do colo de útero já que 95% dos pacientes diagnosticados apresentaram o vírus. A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que são estimados 18.430 novos casos da doença e 4.800 mortes por ano em todo o país.
Hoje, a vacina é encontrada na rede particular, mas são necessárias três doses e a imunização consome cerca de R$ 900. 
- O papel da mulher na sociedade e como chefes de família é fundamental para o desenvolvimento do país. É um investimento em saúde preventiva que garante força de trabalho indispensável e a manutenção de muitos lares. A prevenção é muito menos custosa financeira e emocionalmente também", explica Bernardo Rossi.
 
UPCs de Petrópolis entram em operação em junho
 
Modelo pioneiro na América Latina, as 10  primeiras Unidades de Proteção Comunitária (UPC) - num total de 42 instaladas pelo governo do Estado na Região Serrana - começam a funcionar, em junho, em Petrópolis. O superintendente operacional da  Secretaria estadual de Defesa Civil, coronel Luis Guilherme Ferreira dos Santos, acompanhado do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), vistoriou nesta sexta-feira (26.04) a montagem das estruturas. 
As visitas foram iniciadas na UPC da Vila Felipe, no Alto da Serra. As estruturas possuem 30 metros quadrados, são munidas de computadores e telefones que estarão interligados ao Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) da Defesa Civil. "Os equipamentos eletrônicos e o mobiliário já estão em Petrópolis e os agentes já foram treinados. Terminada a montagem dos módulos, o trabalho se inicia de imediato", anunciou coronel Luis Guilherme. De junho a novembro, antes do período das chuvas, será realizada a aclimatação dos agentes com o dia a dia da comunidade, equipamentos e a dinâmica de procedimentos da Defesa Civil. "Esse período, como é um projeto inovador, é essencial para ajustes para que aberta a temporada das chuvas, tudo esteja 100 por cento", completa o superintendente operacional da DC.
O princípio do trabalho de recurso humano usado na UPC foi inspirado no programa Agentes Comunitários de Saúde. Os agentes das UPCs, assim como os que trabalham na saúde, foram selecionados dentro das próprias comunidades. "É preciso que eles conheçam profundamente a região e os moradores. É mais ágil sua mobilidade e identificação das pessoas, dos riscos e das medidas de urgência a serem tomadas", explica Bernardo Rossi que já apresentou indicação do governo do Estado para que mais áreas de risco sejam dotadas de UPCs.
A escolha dos locais de instalação também segue estratégia para ampliar a área de cobertura. São colocadas prioritariamente próximo dos pontos de apoio da Defesa Civil, os locais para receber moradores em episódios de alerta e mais: na "fronteira" entre bairros onde exista comunicação por ruas. "Isso dobra a capacidade de observação, medição e de alerta que os agentes poderão dar", completa o coronel Luis Guilherme
Em Petrópolis, as unidades estão sendo instaladas no Morro dos Ferroviários; no bairro Vila Felipe, divisa com rua Dom João Braga; divisa entre os bairros Independência e Taquara, Duques, Quitandinha, divisa entre Valparaíso e Dr. Thouzet, São Sebastião, comunidade da 24 de Maio, Siméria e Sargento Boening. Foram contratados e capacitados 170 pessoas, 42 delas para atuar em Petrópolis, agentes que se revezaram em plantões de 24 horas. Estão sendo instaladas mais 32 unidades em Nova Friburgo, Teresópolis e Bom Jardim. 

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Ministro leva prefeitos para conhecer teleféricos do Rio de Janeiro

REPÓRTER RUBENN DEAN 

Ministro leva prefeitos para conhecer teleféricos do Rio de Janeiro

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, acompanhou nesta sexta-feira (26/04) os prefeitos de Vitoria, Luciano Rezende, Florianópolis, Cesar Souza Júnior, e Santos, Paulo Alexandre Barbosa, na visita ao teleférico do Morro do Alemão e as obras do teleférico do Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ).
 
A visita foi promovida pelo Ministério das Cidades para que as prefeituras possam conhecer a experiência carioca nessa modalidade de transporte por cabos, antes de iniciar as obras nos municípios selecionadas para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Médias Cidades. "Essa experiência carioca mudou o conceito de transporte urbano por cabo, que antes era utilizado para o lazer e, hoje, aqui ano Rio, faz parte de um sistema de transporte público", disse o ministro.

Aguinaldo Ribeiro e os prefeitos também conheceram o Centro de Controle Operacional da Super Via - Trens Urbanos. O sistema de controle dos trens no Rio recebeu novos equipamentos que passaram a dar maior segurança aos passageiros. No Morro da Providência, o ministro e os prefeitos testaram o teleférico que vai transportar os passageiros da Estação Central do Brasil até a zona portuária.

O ministro também conheceu os novos trens adquiridos da China pelo Governo do Rio de Janeiro, durante o percurso da Central do Brasil até o teleférico do Morro do Alemão. "Vamos promover visitas a obras bem sucedidas para promover a troca de experiências e, desta forma, colaborar com os municípios beneficiados com recursos do PAC", finalizou.

jornalista 
rubenn dean 
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

MARACANÃ TEM PRIMEIRO EVENTO-TESTE NO SÁBADO

Maracanã tem primeiro evento-teste no sábado
NOTA AOS JORNALISTAS
RUBENN DEAN PAUL ALWS
MAT . 33.689-1RJ
O Governo do Estado do Rio de Janeiro promove, neste sábado (27/4), a partir das 18h30, o primeiro evento-teste do estádio do Maracanã. Realizado a 36 dias da inauguração, o evento-teste utilizará 30% da capacidade da arena, que, ao fim da obra, comportará 78.838 pessoas. O estádio do Maracanã somente será inaugurado no dia 2 de junho, com o jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra.
Para marcar a data, a presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o governador Sérgio Cabral, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades recebem os 8 mil trabalhadores e seus familiares que ajudaram a reerguer o templo do futebol.
O objetivo do evento-testeé verificar equipamentos, instalações e infraestrutura para que sejam feitos eventuais ajustes para o funcionamento pleno do estádio, quando o Maracanã for inaugurado.
A partir das 18h30, o público poderá assistir a apresentações de Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil. O Hino Nacional será interpretado por Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek. Às 19h, entram em campo os times Amigos de Bebeto e Amigos de Ronaldo Fenômeno.

A reforma
O governo do estado está encarregado, segundo os compromissos estabelecidos entre os três níveis de governo e a Fifa, da reforma e adequação do complexo esportivo do Maracanã, dentre outras atribuições relativas à realização das copas das Confederações e do Mundo de 2014. A Secretaria estadual de Obras e sua vinculada Empresa de Obras Públicas (Emop) são responsáveis pelo planejamento e gerenciamento da reforma, executada pelo Consórcio Maracanã 2014, formado pelas empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez.
Para cumprir as recomendações e exigências da Fifa, o Estado elaborou um projeto de modernização do Maracanã, de acordo com o mais alto nível de sofisticação da engenharia. Com elevada taxa de ocupação – em média 100 eventos por ano -, o Maracanã, além de abrigar os mais importantes campeonatos de futebol e outros eventos esportivos, também poderá ser palco de eventos culturais.

O estádio – inaugurado em 16 de junho de 1950 - passa por uma série de intervenções, algumas de caráter estrutural, que vão proporcionar mais conforto e segurança ao torcedor, tendo sua concepção original preservada. Iniciada em agosto de 2010, a reforma está transformando o Maracanã em uma arena moderna e confortável, com todos os assentos numerados. A nova arena tem cinco pavimentos, divididos em quatro setores: norte, sul, leste e oeste.
Os principais pontos da reforma são:

Visibilidade
 
O anel da arquibancada avançou em direção ao campo, fazendo com que o torcedor assista ao jogo de posição privilegiada e, como nos estádios americanos e europeus, muito mais perto do campo. Não existem mais os chamados “pontos cegos”. A nova arquibancada ganhou maior inclinação e é contínua, com os setores superior e inferior unificados. A distância entre a primeira fileira de cadeiras e o campo será de apenas 14 metros - antes, em alguns pontos, chegava a quase 30 metros.



Assentos e conforto
 
Ao todo, são 78.838 assentos. A setorização permite ao torcedor saber exatamente por onde deve chegar à área da arquibancada, fazendo com que seja mais rápido e cômodo entrar e sair do estádio.

Camarotes

Os 110 camarotes ocupam dois pavimentos no lado oeste e um no leste. Cada um terá, em média, 50 metros quadrados e são climatizados. Além de banheiro e sala de estar exclusivos, cada um terá cadeiras em área descoberta exclusiva.

Acessos
O público terá muitas alternativas para entrar e sair do Maracanã, graças aos novos acessos implementados. O tempo de evacuação total será de oito a 12 minutos, conforme determinação da Fifa. Para atender o quesito, foram construídas quatro rampas de acesso ao longo do anel do estádio e duas alças anexadas à rampa do Bellini e recuperadas e reativadas as duas rampas monumentais (Bellini e Uerj). Além disso, há 17 novos elevadores e 12 escadas rolantes.

Cobertura

A nova cobertura é feita de fibra de vidro e teflon e tem 68 metros de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Como o Maracanã possui forma elíptica, 5% do total dos assentos não puderam ser cobertos.

Iluminação
 
O campo de jogo será iluminado por 396 refletores, eliminando sombras e permitindo uma visibilidade perfeita em qualquer área do campo. Cada um dos 396 projetores utiliza uma potência de dois mil watts.
Além disso, o estádio terá 23.500 luminárias.

Som

O estádio ganhou um sistema de som de alto nível, com 78 alto-falantes na arquibancada e campo e outros 3.860 nas áreas internas.

Videoprojeção

Além dos quatro placares eletrônicos, o Maracanã ganhou 360 monitores de TV de 46 polegadas e 64 time displays.

Banheiros e bares

Ao todo foram construídos 292 banheiros e 60 bares em vários pontos dos cinco pavimentos - eram 24 - e ficam próximos aos banheiros. Os banheiros possuem 1.222 vasos sanitários, 969 lavatórios e 857 mictórios.

Centro de controle/segurança
Outra novidade implantada é um avançado centro de controle, com qualidade semelhante à dos existentes nas melhores arenas esportivas do mundo. No Maracanã, o chamado BMS (Building Management System) será composto por três salas. Uma das salas será destinada ao monitoramento de imagens geradas por 360 câmeras espalhadas por todos os cantos do estádio e controle dos monitores de TV de 42 polegadas, com o intuito de garantir a segurança dos torcedores.

Campo de jogo

Por determinação da Fifa, o campo de jogo teve as dimensões reduzidas de 113 metros de comprimento por 78 metros de largura para 105 metros de comprimento x 68 metros de largura.

Vestiários
No novo Maracanã, os vestiários estão localizados no lado oeste do estádio. Separados pela zona mista, há dois conjuntos de dois vestiários, cada um. São espaços amplos e confortáveis, com 1,8 mil metros quadrados de área construída, e dotados de mobiliário e equipamentos de qualidade. Antes localizados abaixo do nível do campo no setor oeste, agora ficam no térreo.
JORNALISTA/APRESENTADOR
RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337 . 4123
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK.
EDDIE RUBENN DEAN MURPHY


AGENDA DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . SR. SÉRGIO CABRAL

NOTA AOS JORNAISTAS
RUBENN DEAN
MAT . 33.689-1RJ
 
AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL
 
27 de abril de 2013
 
Sábado
 
19:00 - Primeiro Jogo Teste de Futebol no Estádio Mário Filho - Maracanã
 
Local: Estádio Mário Filho - Maracanã.
 
Dados Gerais: O Jogo será entre os amigos do jogador Ronaldo Fenômeno e os amigos do jogador Bebeto. Evento com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff.

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Rodrigo Faro e Luan Santana se provocam nos bastidores do ‘Troféu Imprensa’

REPÓRTER RUBENN DEAN MAT. 33.689-1 RJ

Luan Santana e Rodrigo Faro ficaram fazendo brincadeiras um com o outro durante toda a gravação do "Troféu Imprensa", na quarta-feira (24). Os dois se chamavam por nomes de outros artistas concorrentes, segundo informação da coluna "Outro Canal", do jornal "Folha de S. Paulo", publicada nesta sexta-feira.
Rodrigo Faro pede R$ 5 milhões para apresentar “A Fazenda de verão”
Nelson Rubens ‘dorme’ durante ‘Troféu Imprensa’

Nos bastidores, Luan insistia em chamar o apresentador de Luciano Huck. Já Faro não parava de congratular o sertanejo pelo sucesso de "Ai Se Eu Te Pego", que é de Michel Teló.
Faro foi aos estúdios do SBT para receber o prêmio de Melhor Apresentador de TV, que ganhou nos últimos três anos. Já Luan recebeu o prêmio de Melhor Cantor.
Outros famosos que estiveram presentes na gravação foram Serginho Groisman e Eliana. O programa vai ao ar no próximo domingo (28).


jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy


Baixada Fluminense ganhará terminal ferroviário

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT . 33.689-1RJ

Baixada Fluminense ganhará terminal ferroviário

 Novo empreendimento vai aquecer a economia do município de Queimados

O Governo do Estado, em parceria com a MRS Logística e a Prefeitura de Queimados, assinou ontem um protocolo de intenções para a construção de um Polo Intermodal Ferroviário, na cidade da Baixada Fluminense. A escolha do município para receber o terminal logístico ferroviário foi impulsionada pela construção do Arco Metropolitano. O Governo do Rio executará uma alça de acesso ligando o polo, destinado à carga geral, ao Arco.

Em evento realizado no Palácio Guanabara, o governador Sérgio Cabral afirmou que o polo de logística produzirá uma revolução ao ampliar o desenvolvimento da cidade de Queimados e da região. As obras, com previsão de conclusão para 2015, devem começar no ano que vem.

“Este centro logístico será uma revolução. Acho que é uma mudança de paradigma no transporte de cargas do Brasil. Não tenho a menor dúvida de que este empreendimento será um sucesso” afirmou Cabral. 

Para o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, o Arco Metropolitano trará cada vez mais empresas para o estado.

“Este empreendimento é vital porque ele une a ferrovia, e vai unir o Arco Metropolitano e o porto de Itaguaí. Temos certeza de que cada vez que as pessoas observarem que o Arco sairá do papel serão mais investimentos, principalmente para a Baixada Fluminense” disse Pezão.

A MRS Logística investirá R$ 100 milhões na montagem do Polo Intermodal Ferroviário. A expectativa é de que, em uma primeira etapa, sejam gerados 300 empregos diretos. De acordo com o prefeito de Queimados, Max Lemos, o terminal ferroviário consolidará a Baixada Fluminense como referência logística, impulsionando a economia da cidade e das áreas vizinhas.   

“O município nos últimos quatro anos recebeu R$ 1 bilhão em investimentos privados e serão mais R$ 500 milhões até 2016” afirmou Lemos.

 O terreno adquirido pela MRS Logística possui 700 mil metros quadrados e fica às margens da ferrovia, a oito quilômetros da rodovia Presidente Dutra e a dois do Arco Metropolitano.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie rubenn dean murphy
 

Alerta à população no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

REPÓRTER RUBENN DEAN PAUL ALWS . MAT. 33.689-1RJ

Alerta à população no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
 

Celebrado e 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial serve como alerta para a população sobre os perigos causados pela doença. A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) conscientiza sobre a hipertensão arterial, considerada uma enfermidade silenciosa, que com o passar dos anos, se não tratada, pode causar danos irreparáveis à saúde e ao bem estar físico, sendo motivo frequente de causas de morte, como o infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.
A hipertensão arterial é definida como uma condição clínica quando o nível de pressão, particularmente da pressão arterial mínima, apresenta permanentemente elevação. “Toda a vez que medimos os níveis da pressão arterial, há a medida da pressão máxima e da pressão mínima, como por exemplo: 12 x 8, 13 x 9, 14 x 10. O que significa isto: o primeiro valor (pressão máxima) está relacionado com a força de contração do coração (ventrículo esquerdo) para impulsionar o sangue, visando nutrir todos os órgãos e tecidos do corpo humano. O segundo valor (pressão mínima) diz respeito ao que se denomina de resistência periférica, ou seja, a força mecânica que o sangue deve vencer ao nível dos pequenos ramos arteriais dos órgãos e tecidos (arteríolas) para poder nutrir adequadamente os tecidos. O ideal de pressão é 12 x 8”, afirma o patologista Marcello Fabiano de Franco, da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).
A hipertensão arterial está diretamente relacionada ao aumento da pressão mínima, quando os pequenos ramos arteriais nos órgãos e tecidos estão contraídos, obstruídos ou lesados, dificultando a passagem do sangue e, portanto, impedindo a nutrição adequada dos tecidos.
O aumento da resistência periférica e o estado de hipertensão arterial podem ocorrer sem uma causa conhecida (hipertensão arterial primária ou idiopática) ou acontecer devido a uma doença que pode causar hipertensão arterial, como a doença renal crônica, estenose das artérias renais, tumores da glândula adrenal, entre outras condições (hipertensão arterial secundária).
“A grande maioria dos casos de hipertensão arterial é de natureza primária, sem causa conhecida. Portanto, a hipertensão arterial é considerada doença que deve ser tratada na fase inicial. Sem dúvida, as elevadas taxas de incidência dessa doença no Brasil, cerca de 30% da população, constituem grave problema de saúde pública, que tem atraído a atenção dos órgãos públicos”, completa Franco.
Entre as causas mais relevantes relacionadas com a alta prevalência da doença na população está a predisposição genética; estilo de vida, envolvendo pouca atividade física e condições constantes de stress; ansiedade; preocupações; e alimentação rica em alimentos com muito sal.
Se não tratada, o estado permanente de hipertensão arterial acaba por comprometer o coração e o sistema circulatório, incluindo as artérias e arteríolas, sistemicamente. As artérias e os pequenos ramos arteriais (arteríolas), em consequência da alta pressão em suas paredes, vão se hipertrofiando, degenerando, espessando, causando lesões irreversíveis, como a arteriosclerose (ramos arteriais de maior calibre) e arteriolosclerose (ramos arteriais menores). “O sistema arterial como um todo vai se tornando rígido, inelástico, dificultando a passagem do sangue bombado pelo coração (ventrículo esquerdo) e assim diminuindo a nutrição dos órgãos e tecidos”, alerta o patologista.
Também, é importante salientar que as lesões da hipertensão arterial nos rins, frequentemente associadas às do diabetes mellitus, são as causas mais comuns da perda da função renal, com necessidade de transplante de rim.
Formas de prevenção
De acordo com o membro da Sociedade Brasileira de Patologia, a hipertensão arterial afeta predominantemente a população adulta e é possível afirmar que o homem tem a idade de suas artérias. Para prevenir o sistema circulatório dos malefícios da doença é preciso ter uma vida saudável; boa alimentação, restringindo o sal; manter bom peso; evitar vida ociosa, sem atividade física; controlar o stress, excesso de trabalho, ansiedade e preocupações. “Sabemos que nada é fácil na vida, porém com coragem e determinação vamos à luta para controlar e manter os níveis de nossa pressão sanguínea dentro da normalidade” finaliza Franco.
Tratamento
As formas de tratamento da hipertensão arterial envolvem, em primeiro lugar, determinar se a hipertensão é primária ou secundária. Quando é secundária, é importante tratar a doença de base que está causando o estado hipertensivo, como corrigir a estenose da artéria renal, excisar (extrair) o tumor da adrenal e etc. 

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Estado lança Rede de Gerenciadores para o sistema de compras

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ

Estado lança Rede de Gerenciadores para o sistema de compras

Cerca de 200 servidores de todos os órgãos do Estado ligados à área de compras públicas participaram nesta quinta-feira, 25 de abril, do evento de lançamento da Rede de Gerenciadores do Siga – Sistema Integrado de Gestão de Aquisições. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, foi realizado no Centro de Convenções da Bolsa de Valores, no Centro.

Segundo o secretário Sérgio Ruy Barbosa, a implantação das redes no Estado só está sendo possível devido ao investimento realizado pela Seplag em tecnologia da informação, através dos sistemas de compras públicas (Siga), recursos humanos (SIGRH), patrimônio imobiliário (Sispat) e Planejamento e Orçamento (Siplag).

- Desde o início da atual gestão, há seis anos e meio, o governo apostou na descentralização. O marco mais significativo foi a descentralização da execução orçamentária. A descentralização em si já foi um passo importante para o governo tornar-se mais ágil e eficente, mas para se trabalhar de forma descentralizada é preciso ter regras e trabalho em conjunto – disse o secretário.

A criação das redes é o segundo passo após a implantação dos sistemas. No ano passado foi criada a Rede de Pregoeiros e, após a Rede de Gerenciadores do Siga, a Seplag vai lançar em breve as Redes de Gestores de Contratos, de Frota, de Orçamento, de Planejamento, de Recursos Humanos e de Patrimônio.

- A partir de suportes tecnológicos nas áreas e atuação da Seplag, vamos treinar e certificar servidores para atuar e responder por funções gerenciais e administrativas. Isso dá sustentabilidade a este modelo – disse Sérgio Ruy Barbosa.

O secretário aproveitou o evento para anunciar a contratação, ainda este ano, de uma consultoria para formular um modelo de compras estratégicas. Para ele, “o objetivo é ter mais eficiência, menores gastos e mais recursos para investir em favor da sociedade”. Ele também anunciou para breve o lançamento do Portal do Siga e a nova versão do sistema. Segundo Sérgio Ruy Barbosa, “com a atuação em redes, essas iniciativas terão mais consistência, permitindo ao governo traçar políticas públicas mais eficientes”.

A coordenadora central da Rede Logística da Seplag, Ariane Olczevski, apresentou os dados coletados em pesquisa com os gerenciadores do Siga, as conquistas do sistema e a importância da figura do gerenciador e das redes criadas na área de logística. Ela destacou a visão única do Estado em logística integrada, cujos principais benefícios têm sido a eficiência do ciclo de compras, a redução dos custos e a qualidade da governança.

Ariane lembrou que o Siga foi lançado em 2009, quando houve apenas um pregão eletrônico. De lá para cá essa modalidade só tem crescido, tendo atingido 1.850 pregões em 2012. Disse também que com o Siga os gestores podem conhecer o valor das compras e das licitações homologadas, entre outros dados fundamentais para a tomada de decisões nesta área. Ela também apresentou o site da Rede de Gerenciadores do Siga, que já está no ar com o seguinte endereço: www.redelogistica.rj.gov.br/redesiga.

O subsecretário de Recursos Logísticos da Seplag, Fábio Nunes, explicou que “o objetivo da rede é compartilhar e gerenciar o conhecimento”. Ele afirmou que todo esse processo representa uma grande mudança nos processos de trabalho e, como todo movimento de mudança, é sempre desafiador, “mas é preciso buscar a melhoria contínua”.

Para Fábio Nunes, “o evento de lançamento da Rede de Gerenciadores do Siga é de agradecimento pela dedicação e esforço desses servidores”. Ele acrescentou que “a criação desta rede é importante porque é o reconhecimento deste trabalho que os gerenciadores já vinham prestando de maneira informal”.

No encerramento do evento, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Raul Simões anunciou a assinatura de um acordo de cooperação da Seplag com a Fundação Ceperj para o treinamento dos componentes da Rede Logística. Os primeiros treinamentos acontecerão em junho e julho.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email..rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Multinacional sul-coreana investe R$ 360 milhões no Sul Fluminense

REPÓRTER RUBENN DEAN MAT . 33.689-1RJ

Multinacional sul-coreana investe R$ 360 milhões no Sul Fluminense

Nova fábrica de equipamentos para a Construção Civil é a primeira do grupo fora da Ásia

A empresa sul-coreana Hyundai Heavy Industries inaugurou ontem a primeira fábrica de equipamentos para construção pesada fora da Ásia, no município de Itatiaia, no Sul Fluminense. Com investimento de cerca de R$ 360 milhões (US$ 180 milhões), a unidade produzirá máquinas para a Construção Civil, como retroescavadeiras e escavadeiras. O governador Sérgio Cabral e o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, visitaram a nova fábrica.

Durante a construção da planta industrial – cuja pedra fundamental foi lançada em 2011 – foram gerados 1,5 mil empregos. Em operação, a previsão é de que a empresa conte com 500 funcionários até 2015, quando a produção de máquinas chegará a cinco mil unidades por ano.

Durante a solenidade, o governador Sérgio Cabral destacou que a instalação da unidade trará mais desenvolvimento econômico ao Sul Fluminense.

"É a primeira vez que a Hyundai Heavy Industries instala uma fábrica na América Latina, e isso é uma conquista extraordinária. Será importante para o desenvolvimento do Brasil em termos de infraestrutura. Gerará empregos, impostos e prosperidade em Itatiaia. O Sul Fluminense é uma das regiões que mais crescem no Sudeste do país", afirmou Cabral.

Para o vice-governador, o empreendimento será importante para o setor de Obras e Construção no estado.

"É um prazer inaugurar uma empresa dessa magnitude e de um segmento tão importante para o Rio de Janeiro. O Estado realiza inúmeras obras estruturantes atualmente, como por exemplo, obras de estradas e de saneamento. A fábrica da Hyundai chegou em um momento propício, pois precisaremos de equipamentos e maquinários", disse Pezão.

Aposta no crescimento do país

O presidente da Hyundai Heavy Industries da Coreia do Sul, Choe Byeung Ku, estava satisfeito com o primeiro investimento feito pela empresa no Brasil.

"Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, há uma grande demanda e uma expectativa de crescimento muito grande no segmento de máquinas pesadas de Construção Civil no país. O Brasil é importante na economia mundial, e acredito muito nessa potencialidade. Queremos colaborar para o desenvolvimento, não só de Itatiaia, como de todo o país", explicou Choe Byeung Ku.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

AGENDA DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . SR . SÉRGIO CABRAL

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT . 33.689-1RJ
 
 
AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL
 

Encontro estadual com novos prefeitos e prefeitas do Estado do Rio de Janeiro


Local: Jardim de Inverno do Palácio Guanabara - Rua Pinheiro Machado, s/nº - Laranjeiras

Dados gerais: O Governo Federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, realiza, em parceria com o Governo do Rio, encontro com prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais para orientá-los sobre os programas e as linhas de financiamento disponíveis às cidades do estado.

jornalista . rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 10 de maio

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ
 
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 10 de maio

Objetivo é estimular o público-alvo a procurar os postos de saúde. Até agora, 28% da população que deve receber a proteção foi vacinada no Rio de Janeiro. Secretaria de Estado de Saúde pede que população não deixe pra última hora

Para alcançar a meta de vacinar 80% do público-alvo - formado por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores da área da saúde e mulheres no período de até 45 dias após o parto - o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o próximo dia 10 de maio. A ideia é que as pessoas aproveitem os próximos finais de semana para ir até os postos de saúde municipais. Até agora, 28% dessa população foi vacinada no estado do Rio de Janeiro.
O público que proporcionalmente menos se vacinou durante a campanha no Rio de Janeiro é o de profissionais de saúde. Até esta manhã, apenas 19% foram aos postos de saúde se proteger contra a doença.
Entre as gestantes, 26% se vacinaram. Já os idosos, o índice de imunização está em 28%; entre as crianças na faixa etária da campanha, a cobertura está em 29%; e, entre os indígenas, 40%. As puérperas pertencem ao público que atingiu metade da meta, tendo 42% já se vacinado.
- A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma extremamente segura e eficaz – alerta o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
Campanha de 2012 - Em 2012, o estado do Rio de Janeiro atingiu 83,7% de cobertura, ultrapassando a meta do Ministério. Porém, entre os grupos de idosos e gestantes, a meta não foi alcançada.

 Contraindicação - As únicas contraindicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar.
O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha pelo período do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus influenza
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil.
Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

CAIXA ENTREGA 384 MORADIAS NA ZONA OESTE DO RIO

REPÓRTER . RUBENN DEAN MAT. 33.689-1RJ

CAIXA ENTREGA 384 MORADIAS NA ZONA OESTE DO RIO

Empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida beneficiará famílias que vivem em áreas de risco da capital fluminense

A Caixa Econômica Federal entrega, neste domingo (28), às 9h, no Rio de Janeiro (RJ), as chaves das 384 unidades do Residencial Vivendas Recanto da Natureza, empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), destinado a famílias com renda de até R$ 1,6 mil (Faixa I). Localizado na zona oeste do Rio, o empreendimento recebeu investimento de R$ 19,5 milhões com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e beneficiará famílias que vivem em áreas de risco de todas as regiões da capital fluminense.

O evento, que acontece no próprio residencial, à Avenida Brasil, lote 2, nº. 49.721, em Campo Grande, contará com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, e do superintendente regional da CAIXA, Tarcisio Luiz Dalvi, além de diversas autoridades municipais.

O condomínio é composto por 20 blocos, com quatro apartamentos por andar, sendo 19 blocos com cinco pavimentos e um bloco com apenas um pavimento. Cada apartamento possui área total de 44m², divididos em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Entre as unidades, quatro foram adaptadas para garantir condições de acessibilidade, com área construída maior, além de portas, janelas e equipamentos especiais em banheiro e cozinha, adaptados para cadeirantes. O custo médio de cada apartamento é de R$ 51 mil.

O empreendimento conta com área de lazer, composta por salão de festas e playground, além de área de estacionamento. Atendendo às exigências de qualidade do PMCMV, o residencial possui infraestrutura completa, com pavimentação, meio-fio, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica.

Serviço:
Inauguração do condomínio Vivendas Recanto da Natureza (PMCMV)
Data: 28 de abril de 2013 (domingo)
Horário: 9h
Local: Av. Brasil, lote 2, nº. 49.721 Campo Grande Rio de Janeiro (RJ)

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...