COPA DO MUNDO NO BRASIL. E SUA PREPARAÇÃO . RIO DE JANEIRO

Copa do Mundo: encontro reúne gestores da Saúde para preparar o país para o teste na Copa das Confederações
 
Repórte
Rubem de Paula

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, é a porta-voz do Estado do Rio de Janeiro no evento. Ela destaca as ferramentas de planejamento demonstradas pelos professores da University College London e da University of Zurich como um instrumento a mais para ajudar a garantir uma Copa do Mundo e das Confederaçõeso com segurança sanitária a todos


Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) chegaram a Salvador nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, para participar da IX Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo, que acontece no Hotel Fiesta Bahia. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com municípios e estados, tem o objetivo de construir um plano operativo de saúde para a Copa das Confederações, como preparação para a Copa do Mundo de 2014. Nos três dias de encontro, estão sendo discutidas as ações de saúde para eventos de massa e as ações previstas para o Carnaval de Salvador, que vai ser o evento-teste das ações de saúde em grandes concentração de pessoas.

Durante a abertura do encontro, o secretário de Vigilância à Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, falou sobre as “Ações de Vigilância à Saúde em Eventos de Massa”.  Saúde do viajante e planos de segurança, emergência, contingência e ação também fazem parte da pauta da reunião, que conta com representantes internacionais como o médico Ibrahim Abubakar, da Universidade de Londres, que fará palestra sobre as perspectivas globais para a prevenção de doenças infecciosas associadas a eventos de massa, e o professor da universidade de Zurique Robert Steffen, que falará sobre os riscos de saúde não comunicados durante os eventos de massa.

- Os conhecimentos adquiridos durante reunião servirão para aplicarmos e aprimorarmos o que estamos fazendo com as ações de prevenção e monitoramento para vigilância em saúde. As ferramentas de planejamento demonstradas pelos professores da University College London e da University of Zurich são mais um instrumento para nos prepararmos para garantir um evento com segurança sanitária a todos – explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Hellen Miyamoto.

A manhã desta sexta-feira, dia 9 de novembro, será dedicada às discussões sobre as ações de saúde que serão realizadas no Carnaval de Salvador, como o planejamento estratégico da rede de urgência, estrutura organizacional da assistência e vigilância em saúde. A pauta do período da tarde será destinada ao debate das ações de promoção para a Copa 2014 e ao planejamento para a Copa das Confederações.

Câmara da Saúde – A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde e faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Entre os objetivos da Câmara, destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

materia do estado do rio de janeiro

AVISO DE PAUTA 

Repórte
Rubem de Paula
 
FIRJAN capacita detentos
para o mercado de trabalho 

 
São 64 adultos formados pelo SENAI Niterói em cursos do setor de construção civil

 

O Sistema FIRJAN, através do SENAI Niterói, em parceria com o Sindicato de Construção Civil de Niterói e com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, promove nesta sexta-feira, dia 9, às 10h, a formatura da primeira turma dos 64 internos e externos do Instituto Penal Edgard Costa, do programa de qualificação profissional da construção civil. A solenidade será no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Henrique Roxo, à Rua Heitor Carrilho, s/nº, no Centro de Niterói. A iniciativa tem como objetivo dar qualificação profissional e proporcionar a oportunidade de uma saída produtiva, com reeducação, ressocialização e a chance de emprego e geração de renda.
Os cursos de qualificação oferecidos foram de pedreiro, carpinteiro e instalador hidráulico. As aulas tiveram duração de dois a três meses. Os participantes também passaram por módulos de Competências Básicas (Leitura e Matemática), Educação para a Cidadania (Cidadania e Ética, Meio Ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança).

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

forum de debate sobre o hemo rio 2012

 Fórum discute dificuldades enfrentadas pelos portadores de doenças do sangue no Brasil 
 
Repórte
Rubem de Paula
 
Encontro acontece durante o Hemo 2012 e reunirá instituições de apoio a pacientes, familiares, médicos e autoridades governamentais

As dificuldades enfrentadas pelos portadores de doenças do sangue no Brasil, em especial nos casos de urgências e emergências, estarão em debate durante o 2º Fórum Educacional das Instituições de Apoio à Pacientes Portadores de Doenças Hematológicas ou Onco-Hematológicas. O encontro acontece no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de novembro, dentro da programação multidisciplinar do Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2012).
Com o objetivo de promover a integração entre os diversos agentes envolvidos com o assunto, o encontro contará com a presença de médicos hematologistas, autoridades ligadas às políticas públicas do sangue e hemoderivados, e representantes de seis sociedades civis: Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia); Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia); Ameo (Associação da Medula Óssea); FBH (Federação Brasileira de Hemofilia); IBraFH (Instituto Brasileiro de Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias); e IMF (International Myeloma Foundation).
Segundo o coordenador do Fórum, Nilo Fernando Lamego Monteiro Corrêa, que está à frente do IBraFH, hoje o maior desafio é conseguir uma universalidade no atendimento e cuidado desses pacientes. “A situação no País ainda é precária. Precisamos dar aos doentes condições dignas de tratamento e fornecer meios para que consigam alcançar isso”, relata.
Para tanto, Corrêa defende que a primeira coisa a ser feita é informar e debater os problemas existentes. Dessa forma ele acredita ser possível cobrar soluções e contar com o apoio dos médicos que reivindicam melhorias e condições de trabalho; dos pacientes que necessitam de um melhor atendimento e condições de tratamento e das instituições que os representam. “Estas sociedades tem um papel fundamental, de cobrar do governo essas ações, daí a importância desse Fórum”. 

Sobre o Hemo 2012

O Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemo 2012), acontece dias 8 a 11 de novembro, no RioCentro (Rio de Janeiro), sob a organização da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
O encontro reúne mais de cinco mil especialistas do Brasil e do mundo e traz à discussão temas referentes às doenças do sangue (malignas e benignas); segurança transfusional (obrigatoriedade do Teste NAT); qualidade nos serviços de hemoterapia; entre outros assuntos referentes a avanços e desafios terapêuticos.
Acesse a programação - www.hemo2012.org.br

jornalista  rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
 

fashion rio moda no rio de janeiro

Guia Rio Capital da Moda 2012 é
lançado durante o Fashion Rio

Roteiro da moda carioca ganhou sua primeira versão em QR Code, disponível em 90 mobiliários urbanos espalhados na cidade

Repórte
Rubem de Paula
 


O Sistema FIRJAN, o Sebrae e a prefeitura do Rio lançou, o Guia Rio Capital da Moda 2012, durante o Fashion Rio. A ferramenta oferece um roteiro completo, atualizado e bilíngue da moda carioca, com um mapa das principais confecções e ateliês da cidade. Nesta edição, a publicação ganha sua primeira versão em aplicativo digital e será disponibilizada gratuitamente por QR Code.
 
Na cerimônia, realizada no lounge da prefeitura, o vice-presidente da FIRJAN, Carlos Ieker, falou sobre a importância do guia para a atração de potenciais compradores para o estado. “O guia é mais um passo que damos para o desenvolvimento da Indústria Criativa do Rio. Só temos a ganhar com essa publicação”, garantiu.
 
Já a curadora do guia, a editora de moda Heloísa Marra destacou que, através do QR Code disponível em diversos mobiliários urbanos espalhados pela cidade, será possível fazer o download completo da publicação. “Combinando com as novidades da cidade e acompanhando a atualização no calendário da moda brasileira, o guia agora está muito mais moderno, com a possibilidade do download por QR Code. Na versão digital, ele tem várias facilidades, como o geomapeamento”, esclareceu.
 
Andréia Lopes, coordenadora de Moda do Sebrae, lembrou que quando se pensa no Rio, se pensa em design. “O guia é importante porque apresenta, mostra os polos de moda do estado para possíveis compradores. Ele traz todas as informações sobre empresas de design do Rio, atendendo à demanda do mercado”, disse.
 
O secretário de Turismo, Pedro Guimarães, afirmou que o Rio de Janeiro é a cidade da moda. “Já somos a capital do esporte, do turismo, mas também da moda, porque temos o Fashion Rio aqui. É um privilégio poder realizar este evento no Píer Mauá, que é a porta de entrada da cidade e também do calendário da moda”, enfatizou. 
 
Arquitetura e moda no lounge FIRJAN hoje 
 
Nesta quinta-feira, às 18h, o lounge do Sistema FIRJAN celebrará o diálogo da arquitetura com a moda, em um encontro com os envolvidos no Concurso de Arquitetura da Casa FIRJAN da Indústria Criativa. O encontro terá a presença do arquiteto Thorsten Nolte, representante do escritório Lompreta Nolte, vencedor do concurso; o arquiteto Jorge Hue e o consultor Carlos Fernando de Andrade. Também foram convidados os jurados do Projeto, representantes de secretarias municipais e outros profissionais do setor. 

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
 

matéria de brasilia . DF.

“Guardiães da Infância”: MTur e Sesi juntos contra exploração sexual
 
Pasta vai articular, junto a outros órgãos do governo federal, implementação de campanha de sensibilização nacional e internacional

Repórte
Rubem de Paula
 
 
Brasília (DF) - O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu o presidente do Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Jair Meneguelli, esteve em Brasília, para tratar da implementação da campanha de sensibilização “Guardiães da Infância”. A campanha tem o objetivo de coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de peças publicitárias, e terá abrangência nacional e internacional.
 
No encontro, o ministro firmou o compromisso de articular uma ação conjunta, junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e aos ministérios da Justiça e do Esporte, assim que receber oficialmente o projeto do Sesi. “Podemos trabalhar num programa consistente, com o intercâmbio de experiência entre o Brasil e países vizinhos, para melhorarmos ainda mais o aprendizado”, afirmou Gastão Vieira, para quem o enfrentamento da exploração sexual no turismo e a qualificação são prioridade.
 
“Queremos que o governo seja o comandante da ação promocional tanto internacional quanto nacionalmente. Estamos à disposição para auxiliá-los”, afirmou Meneguelli.
O ministro e o presidente do conselho do Sesi também conversaram sobre da ampliação do programa de qualificação profissional Vira Vida, do Sesi, em parceria com o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do MTur.

Em 13 de dezembro, será lançando o projeto piloto de sensibilização nos táxis do Distrito Federal. Cada recibo trará impresso o Estatuto da Criança e do Adolescente, um estímulo para os passageiros fazerem denúncias no Disque 100, e informações do projeto Vira Vida.
 
Copa 2014
Em outubro MTur e Sesi estiveram juntos no seminário internacional “A Exploração Sexual e os Grandes Eventos Esportivos” (Prevenir L`Exploitation Sexuelle Des Enfants Dans Le Cadre Des Grandes Manifestations Sportives), realizado na França, para debater estratégias contra a exploração sexual na Copa de 2014. Na ocasião os dois órgãos iniciaram o planejamento de uma estratégia comum para impedir o avanço do problema no evento, por meio da parceria entre os programas TSI e Vira Vida.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy


matéria do estado do rio de janeiro

Nota do Sistema FIRJAN

sobre a aprovação do
projeto de lei que altera a distribuição de royalties

Repórte
Rubem de Paula
 
A aprovação do PLS 2565/11 do Senado Federal traz grandes impactos para o sistema federativo brasileiro, além de perdas aos estados produtores de petróleo, que irão se refletir inevitável e negativamente no desenvolvimento do país, ao contrário do que preconizado pelos defensores do PLS, que buscam criar uma falsa situação de isonomia sem absolutamente nenhuma lógica econômica ou técnica, e manifestamente inconstitucional. 
 
A aprovação do projeto de lei na Câmara reedita uma recente posição já apreciada pela Presidência da República, que vetou o artigo 64 da Lei 12.351/10, que previa situação semelhante: a repartição da receita dos royalties e participações especiais entre municípios que não tenham nenhum vínculo com a produção e o processamento do petróleo e gás natural. Sob o ponto de vista jurídico, é essencial realçar a clareza da Constituição, cristalina ao assegurar a participação no resultado ou compensação pela exploração do petróleo ao gás natural no respectivo território dos Entes da Federação (Artigo 20, §1º), excluindo a extensão a entes alheios à atividade.

O Supremo Tribunal Federal já se pronunciou diversas vezes no sentido de que estas disposições constitucionais cuidam da projeção aérea, marítima, superficial e subterrânea dos Estados e Municípios (Adin 2.080-3-RJ-MC), e é esta confrontação que qualifica o ente da Federação como produtor, limitando, portanto, os royalties a esses entes.
Logo, a aprovação do PLS viola frontalmente as disposições mencionadas, que são corolário direto do próprio pacto federativo previsto no artigo 60, parágrafo 4º da Carta Política, cláusula pétrea que não pode ser alterada. Os bens públicos e o direito deles dispor integram-se ao patrimônio dos entes da Federação e tal é outorgado pela Constituição, e não pela União enquanto pessoa jurídica de direito público. 
 
É certo que a Constituição não partilha os royalties, mas a legislação deve obediência a estas disposições constitucionais, que atrelam os royalties à localização geográfica da atividade de produção de petróleo e gás natural. Mesmo sendo bens da União, não lhe é dado dispor dos mesmos de forma livre, ao arrepio da Carta Política, pois esta é expressa ao afirmar que o óleo e o gás natural extraídos do mar pertencem à União e aos Estados e Municípios que a mesma designa. 

Alertamos ainda que as atuais regras de distribuição de royalties respeitam a lógica econômica e as disposições constitucionais, reconhecendo que o petróleo tem como característica ser um bem não renovável e finito, tendo então dois objetivos básicos. O primeiro, compensar adequadamente estados e municípios pelos custos financeiros e econômicos que decorrem da exploração temporária de um bem finito. Enorme demanda por infraestrutura para possibilitar a instalação do setor extrativo e de sua cadeia produtiva, investimentos extras em educação, saúde e segurança devido a rápidos adensamentos populacionais nas áreas produtoras são exemplos de desafios que precisaram dos recursos para serem superados. O segundo objetivo é o de possibilitar que os estados e municípios afetados invistam no desenvolvimento de outras potencialidades regionais que não a atividade extrativa, de forma que, no médio prazo, uma n ova dinâmica industrial possa ser criada na região, evitando os impactos danosos da inevitável exaustão da atividade no futuro. Daí a impossibilidade de se alegar igualdade entre os estados, pelos argumentos acima expostos, além do óbvio impacto ambiental gerado pela atividade, arcado integralmente pelos entes afeitos à produção de petróleo e gás natural. Logo, a racionalidade econômica não é respeitada no PLS 2565/11, o que gera preocupações quanto a suas motivações e futuros impactos para o desenvolvimento nacional. 
 
Por fim, cabe ressaltar que o PLS 2565/11 gerará imensas perdas ao Estado do Rio de Janeiro nos próximos anos, superando R$ 77 bilhões até 2020, segundo contas do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tal perda terá enormes repercussões sobre o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade do estado fluminense: de fato, a União firmou contrato de refinanciamento da dívida pública do Estado do Rio de Janeiro, regulamentado pela Lei 9.496/97, aceitando como parte do pagamento a receita dos royalties. Logo, a modificação do regime de partilha da receita dos royalties, está incorrendo no nefasto instituto do venire contra factum proprium, ao unilateralmente cancelar esta fonte de receita com consequente geração de desequilíbrio financeiro, que inevitavelmente teria que ser sanado pela união com recursos de todos os cidadãos. Um prejuízo irreparável, portanto, que não se transformará em benefício concreto para os d emais estados da federação. 
 
Conclui-se que o atual modelo de distribuição de royalties baseia-se na lógica jurídica e econômica, ao destinar a maior parte dos recursos aos municípios e estados produtores, sem, no entanto, deixar de oferecer contrapartidas ao Governo Federal e aos outros municípios do Brasil. Considerando o caso do Estado do Rio de Janeiro, como já demonstrado, observa-se que, para boa parte dos municípios, bem como o próprio Estado, os recursos dos royalties petrolíferos são de vital importância. O PLS aprovado é inequivocamente danoso à saúde fiscal dos municípios e do estado fluminense, bem como ao federalismo brasileiro. Nesse sentido, é necessário que o Governo Brasileiro, através de seu representante maior – a Presidenta Dilma Rousseff – vete o PLS, a exemplo do que fez anteriormente com o artigo 64 da Lei 12.351/10, evitando que oportunismos políticos de grupos de interesse tragam prejuízo a nação. 
 
Sobre a FIRJAN - A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é a mais antiga entidade empresarial do Brasil, com origem em 1827. Hoje reúne mais de 105 sindicatos industriais de todo o estado e possui cerca de 9 mil empresas associadas. Tem a missão de promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro. Para isso, conta com 60 unidades em todo o estado e no Distrito Federal. O Sistema FIRJAN é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada: a própria FIRJAN, o SESI, o SENAI , o CIRJ e o IEL.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
 
 

fashion rio ... evento rio de janeiro.

FIRJAN apresenta palestra “Preview Verão 2014” e lança 

‘Guia Rio Capital da Moda’ no primeiro dia do Fashion Rio 





Palestra do SENAI MODA será ministrada no Rio-à-Porter 

Repórte
Rubem de Paula
 

Na manhã do primeiro dia do Fashion Rio Inverno 2013, o Sistema FIRJAN promove palestra do SENAI Moda Design com o “Preview Verão 2014”. Ministrado pela coordenadora do SENAI Moda Valéria Salgado, o encontro acontece às 11h, no Rio-à-Porter e adiantará para os profissionais do setor e para a imprensa as macrotendências que influenciarão a indústria da moda, após um minucioso estudo de tendências e comportamento realizado pela instituição. 
 
Durante a tarde, o grande destaque é o lançamento do Guia Rio Capital da Moda, que será lançado às 19h30, no estande da Prefeitura, no Fashion Rio. Este ano, o guia está sendo apresentado também em versão de aplicativo por QR Code e APP Store. (Abaixo convite do evento).
 
Além do lançamento do Guia, o Sistema FIRJAN apresentará em seu lounge um encontro entre profissionais de web design, design gráfico e cinema.
 
No dia 8 de novembro, às 18h, o lounge do Sistema FIRJAN no Fashion Rio sediará um encontro com os envolvidos no Concurso de Arquitetura da Casa FIRJAN da Indústria Criativa. Foram convidados os jurados do Projeto, o arquiteto Jorge Hue e o consultor Carlos Fernando de Andrade, entre outros profissionais do setor. 
 
Abertura – Em clima de celebração, o Fashion Rio foi aberto oficialmente ontem, no bar Londra do Hotel Fasano, no Arpoador. Inspirada no tema “Festa”, que norteia a edição deste ano, a ocasião foi marcada pela descontração. O vice-presidente da FIRJAN, Carlos Ieker, destacou o grande momento que o Rio de Janeiro passa, atrelado à mudança no calendário oficial da moda brasileira. “Temos que tirar proveito disso, juntar forças para mostrar que é possível desenvolver ainda mais a indústria criativa local. Queremos que esta e outras edições possam nos fazer crescer ainda mais e colocar o Rio de Janeiro, de vez, no calendário da moda internacional”, disse. 
 
Lembrando da importância do Fashion Rio ter voltado a acontecer no Cais do Porto, um lugar que passa por uma grande revitalização, em iniciativas como o projeto “Porto Maravilha”, o secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, falou sobre o sucesso do evento. “Agradecemos sempre aqueles que acreditam no projeto Fashion Rio, como o Sebrae e a FIRJAN, que há muito tempo tem dado este apoio. Sem esta parceria, o evento não teria o sucesso que já tem, nem teria se consolidado como um dos principais eventos da cidade”, afirmou. 
 
“Doze polos de moda do Rio estão participando do Rio-à-Porter, evento de negócios do Fashion Rio, além de oito polos de outros estados. Todos mostrando que o Brasil é lançador de moda”, destacou a coordenadora de moda do SEBRAE/RJ, Andréia Lopes. 

jornalista rubenn dean 
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

GRANDE OPORTUNIDADE . RETA FINAL PARA SE INSCREVER NA FAETEC.

Reta final para as inscrições em mais de 9 mil vagas da Faetec em cursos Técnicos, Ensino Médio e Superior

Repórte
Rubem de Paula

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas até domingo, 11 de novembro, para cursos de Ensino Fundamental, Infantil, Técnicos de Nível Médio, e Tecnólogos (Nível Superior). Todas são para ingresso em 2013, e os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br), no link: Processo Seletivo Faetec 2013.1.

Por apresentarem conteúdo mais prático, focados nas necessidades do dia a dia das empresas, e terem curta duração, os cursos técnicos formam profissionais preparados para ingresso imediato no mercado de trabalho. Para o presidente da Rede, Elder Lugon, essa é uma boa oportunidade para o jovem sair no Ensino Médio com um emprego garantido.

– O que a Faetec faz é garantir aos seus alunos que, após a conclusão do Nível Médio/Técnico, ele possa ser inserido no mercado de trabalho em uma boa oportunidade. É um ensino de excelência, gratuito e que todos devem aproveitar – ressalta.

Ao todo serão 9.319 mil vagas para diversos cursos, sendo que destas, mais de 7 mil são voltadas para os cursos técnicos de grande necessidade para o mercado como: Guia de Turismo, Hospedagem, Análises Clínicas, Agenciamento de Viagens, Contabilidade, Informática para Internet, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Administração.

Os cursos oferecidos na modalidade de concomitância interna, que têm 30 vagas, são para aqueles que concluírem o Ensino Fundamental até dezembro deste ano e será oferecido somente na unidade Escola Técnica Estadual Agrícola (ETEA) Antônio Sarlo. Já na externa, com 195 oportunidades, o aluno precisa estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino e fará somente o Ensino Técnico na Faetec.

As 3.284 oportunidades de Ensino Técnico de Nível Médio integrado são para aqueles que até dezembro concluírem o Ensino Fundamental, assim como o Normal de Nível Médio, com formação de professores. O candidato ainda pode optar somente em fazer o Ensino Médio, cuja oferta é de 270 vagas, sem a educação profissional técnica. Todos eles têm duração de três anos.

A modalidade subsequente, que traz 3.255 vagas, é para quem já concluiu o Ensino Médio, e o curso tem duração de um ano e meio. Outro que segue a mesma linha é a Especialização em Enfermagem do Trabalho, com 70 oportunidades, oferecida para aqueles que já concluíram o curso Técnico em Enfermagem. A duração do curso é de um ano.

No Ensino Superior são 408 vagas nos cursos Tecnólogo de Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Informação e Comunicação, Processos Gerenciais, Logística e Gestão Ambiental (Nas Faeterjs e nos Institutos Superiores). Além disso, há também 180 oportunidades para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja).

Saiba mais sobre os procedimentos de inscrição e processo seletivo

Quem estiver interessado em participar dessa seleção já pode se cadastrar no site da Faetec. Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão se dirigir a uma das 89 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Para o cadastro é obrigatório levar o CPF.

Para os cursos com cobrança de taxa de inscrição, ao término do cadastro, será emitido um boleto no valor de R$ 33,90, que pode ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento.

O processo seletivo dos candidatos será feito por meio de provas objetivas, sendo 24 questões de Língua Portuguesa, 24 de Matemática e, para algumas modalidades, também haverá Conhecimentos Específicos (24 questões) e/ou Redação, todas no dia 2 de dezembro (domingo), a fim de avaliar a compreensão e interpretação de textos, a argumentação, o raciocínio intuitivo e indutivo, e as estratégias para a resolução de problemas. O resultado do concurso será divulgado entre os dias 26 de dezembro e 4 de janeiro. E a matrícula deverá ser feita de 7 a 18 de janeiro.


jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

AGENDA DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO . SR. SERGIO CABRAL

AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL

Repórte
Rubem de Paula


  
           
Almoço-debate do Grupo LIDE sobre investimentos e oportunidades no Rio de Janeiro


Local: Hotel Copacabana Palace - Av. Atlântica, 1702 – Copacabana

Dados gerais: O encontro, que contará com a presença de empresários, executivos, representantes consulares e autoridades governamentais, discutirá os investimentos recebidos pelo estado do Rio de Janeiro nos próximos anos. O debate vai girar em torno dos grandes eventos esportivos sediados pelo Brasil, da cadeia produtiva do petróleo e gás e das obras de infraestrutura no Rio de Janeiro.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Royalties: Dilma deve sancionar projeto aprovado pela Câmara que traz perdas de R$ 77 bi para o Rio

Repórte
Rubem de Paula

BRASÍLIA

Numa derrota para o governo e para os estados produtores como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, a Câmara aprovou ontem projeto do Senado que cria novas regras de distribuição dos royalties do petróleo. A proposta impõe prejuízos financeiros ao Rio, porque aumenta o repasse para os estados não produtores e ainda não vincula recursos para a Educação, como queria o Palácio do Planalto. Nos cálculos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, até 2020 as perdas atingiriam R$ 77,3 bilhões.

Mais informações

sobre o assunto:
Dilma brinda aliança PT-PMDB e harmonia da base em jantar

Sérgio Cabral diz que Dilma vetará projeto dos royalties
Proposta aprovada prejudica o Rio de Janeiro

 
Como já passou pelo Senado e não sofreu alteração, o projeto vai à sanção presidencial.
A presidente Dilma Rousseff deverá sancionar integralmente o texto que redefine a distribuição de royalties e deixará que o Supremo Tribunal Federal (STF) defina a questão, uma vez que haveria falhas constitucionais no conteúdo do texto.

Segundo o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), a presidente encarou o resultado da votação de ontem na Câmara com muita naturalidade.
- Fazer o quê? Eu ouvi dela diretamente que vai sancionar sem vetos - disse Raupp após jantar com a presidente no Palácio da Alvorada - Na questão dos royalties e do Código Florestal, não há como exigir fidelidade da base, porque cada parlamentar tem compromisso com seus eleitores.
O governo tem certeza de que os estados produtores vão ao STF questionar a lei e que podem ter sucesso. As contas do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), por exemplo, apontam erros, como a distribuição de 101% dos royalties do petróleo.

Para o governo, com o resultado, o Congresso terá de assumir o ônus político de ter tirado recursos da área da Educação, para onde o Planalto pretendia destinar 100% dos royalties, e de ter avançado demais sobre os recursos dos estados produtores.

Segundo Raupp, a presidente Dilma ainda considera aprovar, posteriormente, medida complementar que destine 100% dos royalties do petróleo à Educação.

Na noite de terça-feira, após a votação no Congresso, Dilma manteve o jantar com líderes do Congresso no Palácio da Alvorada. No cardápio, houve também discussões sobre a Medida Provisória 579, que regula o setor elétrico. A avaliação é de que ela só deverá ser aprovada no próximo ano.

Logo após a votação, alguns líderes avaliavam que houve uma derrota do governo. O projeto do senador Vital do Rego (PMDB-PB), que tinha sido aprovado no dia 19 de outubro de 2011 no Senado, redivide todas as receitas da exploração do petróleo, incluindo aquelas obtidas nas áreas já licitadas. O texto foi vetado por Lula na época.

A manobra contra o governo começou quando os deputados aprovaram, por 220 votos a 211, a preferência para que o projeto do senador Vital do Rego fosse votado primeiro do que o substitutivo do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que vinha sendo negociado com o governo. O Rio de Janeiro era contra os dois projetos, mas considerava que a proposta de Vital do Rego traria prejuízos ainda maiores.

- Ou a presidente Dilma veta ou está decretada a falência do Rio de Janeiro - disse o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ).

Teve muita traição na base' Na mesma linha, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apostava no veto de Dilma, mais cedo. Ele lembrou que a proposta aprovada é pior do que o texto de Zarattini porque não garantia nem mesmo a arrecadação de 2011 como forma de evitar perdas.

- Nós votamos pela preferência do texto do deputado Zarattini. Da bancada do Rio, 39 deputados votaram com Zarattini e dois obstruíram. Mas, agora, o Rio está rindo diante da aprovação do texto do Senado, porque é impossível de ser sancionado: a distribuição é livre e, ao mesmo tempo, retira todos os direitos do Rio, sem colocar uma salvaguarda para as perdas - disse Eduardo Cunha.

Diante da aprovação da preferência para o texto do Senado, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), anunciou que não era mais possível votar a proposta de Zarattini.

Zarattini disse que a proposta aprovada não tem como ser sancionada pela presidente Dilma, porque tem vícios. Haveria um problema nos anexos, inclusive com erros na totalização dos percentuais de distribuição.
- Esse projeto não é defensável juridicamente - disse Zarattini.

Desconcertado, o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), chegou a pedir que o texto do Senado fosse derrubado, mas seu pedido foi em vão.

Autor do pedido para que o texto do Senado tivesse preferência, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) disse que a proposta de Zarattini tirava recursos de estados e municípios, e os deputados não quiseram ser cobrados nas urnas. O deputado Hugo Leal (PSC-RJ) disse que os deputados impuseram ao Rio uma nova "Emenda Ibsen".

Fatia da união cairá

No texto do Senado, a União tem a participação nos royalties reduzida de 30% para 20%, a partir de 2013. No caso dos estados produtores, cai de 26,25% para 20%. No caso dos municípios produtores, cai dos atuais 26,25% para 15% em 2013 e para 4% em 2020. Já para os municípios afetados pela produção do petróleo, cai de 8,75% para 3% a partir de 2013 e depois para 2% em 2020.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy



matéria do estado do rio de janeiro

Estado deposita gratificações para 369 policiais militares

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vai depositar na quarta-feira, 7 de novembro, a gratificação de 369 policiais militares que participaram, em setembro, do Proeis - Programa Estadual de Integração na Segurança na Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro - Codin e no Instituto Estadual do Ambiente - Inea. O valor total depositado será de R$ 191.300,00. Ao todo, são 159 policiais provenientes do convênio com o Inea e 210 provenientes do convênio com a Codin.

Na terça-feira, 6 de novembro, a Seplag depositou a gratificação de 298 policiais militares que participaram, em agosto e setembro, do Proeis - Programa Estadual de Integração na Segurança, na prefeitura de Macaé e São João da Barra. O valor total depositado pelo Estado foi de R$ 226.450,00. 

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Sinalizar esta mensagem SENAI do Rio oferece 1.470 vagas gratuitas em cursos à distância

SENAI do Rio oferece 1.470 vagas
gratuitas em cursos à distância

Oportunidades são para cursos de qualificação profissional em diversas áreas 

Repórte
Rubem de Paula
 


O SENAI do Rio está com inscrições abertas para o processo seletivo que oferecerá 1.470 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional à distância, com aulas presenciais durante a semana ou aos sábados. As oportunidades são para Assistente de Logística (Jacarepaguá, Macaé, Niterói, Resende, Tijuca, Maracanã), Operador de Suporte Técnico em TI (Maracanã, Macaé, Jacarepaguá, Niterói e Resende), Operador de Telemarketing (Jacarepaguá e Niterói), Auxiliar de Eletricista Predial (Macaé, Jacarepaguá, Tijuca e Resende), Instalador de Rede Local e Sem Fio (Maracanã e Macaé), Auxiliar de Pré-impressão, Auxiliar de Pós-impressão e Auxiliar de Impressão Offset (Maracanã). Os encontros presenciais poderão acontecer no período da manhã (8h às 12h), da tarde (13h às17h) ou noite (18h às 22h). 
 
As inscrições vão até 25 de novembro e podem ser feitas através do endereço www.firjan.org.br/educamais. Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 17 anos, ter concluído ou estar cursando o 2° ano do Ensino Médio. O processo seletivo terá provas online de português, matemática e raciocínio lógico. O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro, a partir das 18h. A matrícula deverá ser feita de 4 a 19 de dezembro de 2012. É preciso apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade, autodeclaração de baixa renda e duas fotos 3x4. As aulas terão início em fevereiro de 2013. Mais informações pelo site www.firjan.org.br/educamais
 
Conheça os cursos: 
 
• Assistente de Logística (160h)
Qualifica o aluno a prestar suporte na recepção, armazenagem e expedição de materiais. • Operador de Suporte Técnico em TI (Help Desk) (160h)
Qualifica o aluno a prover suporte de TI aos usuários de microcomputadores. • Operador de Telemarketing (160h)
Qualifica o aluno a prestar teleatendimento a clientes em relação a produtos e serviços. • Auxiliar de Eletricista Predial (280 horas)
Qualifica o aluno a instalar circuitos e equipamentos em edificações, incluindo automação predial, montar redes de baixa e alta tensão, subestações transformadoras. • Instalador de Rede Local e Sem Fio (180 horas)
Qualifica o aluno a estruturar projeto de rede e implementar redes sem fio “wireless”, a partir do conceito de gerenciamento de roteadores com interconectividade entre redes. • Auxiliar de Pré-impressão (168 horas)
Qualifica o aluno a auxiliar na conferência dos arquivos digitais, no processo e na operação da montagem e gravação das matrizes
que são utilizadas para a produção de impressos.
• Auxiliar de Pós-impressão (168 horas)
Qualifica o aluno a auxiliar nas etapas do acabamento de produtos gráficos (corte, dobradura, vinco e encadernação) e no processo de transformação de materiais impressos em produto gráficos (livros, agendas, cadernos, pastas, folders, etc) para atuação em gráficas. • Auxiliar de Impressão Offset (168 horas)
Qualifica o aluno a auxiliar nos processos de impressão offset (impressão de folders, cartazes, livros, revistas, folhetos e materiais gráficos em geral), atuando em gráficas.


jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Excesso de sal pode causar doenças cardiovasculares

Nota à População
Repórte
Rubem de Paula

Entenda como o sódio age no organismo e porque a redução do consumo a níveis recomendados pela OMS permitiria que 1,5 milhão de brasileiros abolissem a medicação para hipertensão

Apesar de ter papel importante no organismo e contribuir para um bom funcionamento do corpo, o consumo abusivo do sal de cozinha pode trazer problemas à saúde. O excesso de sódio, principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.
 
O sódio é responsável pela regulação da quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células. Quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos. O organismo retém mais água, que aumenta o volume de líquido, sobrecarregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão. A pressão alta prejudica a flexibilidade das artérias e ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011) do Ministério da Saúde revelam que 22,7% dos brasileiros já receberam diagnóstico de hipertensão.
 
Por dentro, os vasos são cobertos por uma fina camada, que é lesionada quando o sangue circula com pressão elevada. Com isso, eles se endurecem e ficam estreitos, podendo entupir ou romper com o passar dos anos. O entupimento de um vaso no coração pode levar a um infarto -- 79.297 óbitos em 2010. No cérebro, o entupimento ou rompimento levam ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame – causou 99.159 mortes em 2010. Nos rins, podem ocorrer alterações na filtração do sangue e até a paralisação dos órgãos. Portanto, evitar a ingestão excessiva de sal é uma medida simples que pode prevenir contra vários problemas graves de saúde.
 
A recomendação de consumo máximo diário de sal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de cinco gramas por pessoa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela, no entanto, que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários, valor que ultrapassa o dobro do recomendado. Se o consumo de sódio for reduzido para a recomendação diária da OMS, os óbitos por acidentes vasculares cerebrais podem diminuir em 15%, e as mortes por infarto em 10%. Ainda estima-se que 1,5 milhão de brasileiros não precisaria de medicação para hipertensão e a expectativa de vida seria aumentada em até quatro anos.
 
OPÇÃO SAUDÁVEL – Uma das maneiras mais práticas de diminuir o consumo de sódio é observar as informações nutricionais no verso das embalagens ao comprar alimentos industrializados. Se a quantidade for superior a 400mg em 100g do alimento, é considerado um alimento rico no nutriente, sendo prejudicial à saúde. É recomendável sempre por escolher aquele que apresentar menos sódio.
 
“Além de reduzir a quantidade de sal no preparo da comida, podemos substituí-lo por outros condimentos, que inclusive vão dar um sabor melhor. É melhor utilizar ervas desidratadas e temperos naturais, como salsa, cebolinha, pimenta e outros. O uso de temperos industrializados também deve ser evitado, pois contêm alto ter de sódio”, recomenda Patrícia Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
 
Para contribuir com a diminuição do consumo de sódio, o Ministério da Saúde firmou um acordo com a indústria alimentícia pela redução gradual do teor de sódio em alimentos processados. Desde 2011, governo federal fechou três termos de compromisso para que várias categorias de alimentos sejam produzidas com menos sódio.
 
“Esse acordo incentiva a indústria a oferecer alimentos menos prejudiciais à saúde e reforça o compromisso do governo federal na promoção de hábitos de vida mais saudáveis dos brasileiros. Com a iniciativa, o Brasil protagoniza a elaboração de um modelo que pode virar referência para diversos países”, completa Patrícia Jaime.
 
Temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais, macarrões instantâneos, bisnagas e vários outros terão metas para os próximos anos de redução do teor de sódio. Somados os três convênios, a previsão é de que até 2020, estejam fora das prateleiras mais de 20 mil toneladas de sódio. O acordo determina acompanhamento das informações da rotulagem nutricional dos alimentos e as análises laboratoriais de produtos coletados no mercado.
 
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
 
 
 

NOTA DO GOVERNADOR SERGIO CABRAL SOBRE OS ROYALTIES.

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nota do Governador Sérgio Cabral

Repórte
Rubem de Paula



 
"Estou tranquilo porque a Presidenta Dilma já anunciou publicamente que vetará qualquer projeto de lei que venha a alterar a distribuição dos royalties e da participação especial dos campos de petróleo já leiloados, de contratos já assinados, e receitas comprometidas em função do ato jurídico perfeito.

O projeto aprovado, além de violar o direito adquirido e o ato jurídico perfeito, é inconstitucional também por não dar aos Estados e Municípios produtores a compensação prevista no artigo 20, parágrafo 4, da Constituição Federal.

A própria modificação feita pelo Governo federal foi no marco regulatório, nos campos que serão leiloados. O Governo federal teve a preocupação de não alterar contratos já celebrados, porque isso fere a Constituição.

O projeto aprovado, caso se torne Lei, levará as finanças públicas do Governo do Estado ao colapso. O mesmo acontecerá com muitas prefeituras do Estado do Rio”.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

AGENDA DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM BRASILIA. SR. SERGIO CABRAL.

AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL
EM BRASILIA

Repórte
Rubem de Paula


 
 
 Apresentação da proposta sobre o ICMS, com o Ministro da Fazenda Guido Mantega

Local: Sala de Reuniões do 6º andar do Ministério da Fazenda - Esplanada dos Ministérios - Bloco "P" – Brasília

Dados gerais: Na ocasião, será discutida a proposta de unificação das alíquotas do ICMS interestadual, que visa dar mais competitividade à economia brasileira. Para o encontro, foram convidados todos os governadores do país.

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

matéria da caixa econimica federal.

MEGA-SENA SORTEIA R$ 25 MILHÕES NESTA QUARTA

Repórte
Rubem de Paula

Timemania e Lotofácil estão acumuladas e devem pagar juntas mais de R$ 7,5 milhões
A Mega-Sena vai sortear, nesta quarta-feira (7), o prêmio de R$ 25 milhões. O concurso 1.440 da modalidade será sorteado às 20h25 (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está na Av. Rubens Cesar Caselani, em Realeza (PR). O sorteio será transmitido ao vivo no programa Momento da Sorte, exibido pela TV Bandeirantes e pela Band News.

O concurso 1.440 recebe um adicional de 22%, do total destinado a prêmio dos últimos cinco concursos, por ter o final com número zero, conforme regra da modalidade. O valor total do prêmio, caso seja aplicado na Poupança da CAIXA, renderá mensalmente mais de R$ 106 mil. Com o prêmio, o ganhador poderá adquirir 62 imóveis de R$ 400 mil cada ou, se preferir, uma frota de 208 carros de luxo.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser efetuada até as 19h desta quarta-feira (horário de Brasília), em qualquer uma das mais de 11.900 lotéricas da CAIXA no país. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA (IBC) contam com a facilidade de fazer suas apostas sem sair de casa. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos.

Lotofácil e Timemania:

As modalidades estão acumuladas. A Timemania vai sortear o prêmio de R$ 4,6 milhões. Para concorrer, o apostador marca 10 dentre 80 números, e escolhe um time do coração. Sete números e um time do coração são sorteados. Ganha o bilhete que tiver de sete a três acertos, entre os sete números sorteados. Se acertar o Time do Coração, o apostador ganha um prêmio adicional. 

A Lotofácil sorteia o prêmio de R$ 3,2 milhões. Para jogar, basta marcar de 15 a 18 números, entre os 25 disponíveis no volante, ou deixar que o sistema escolha os números (Surpresinha). Além disso, o apostador também pode concorrer com a mesma aposta por 3, 6, 9 ou 12 concursos consecutivos (Teimosinha).

Os concursos serão sorteados também nesta quarta-feira, às 20h, no Caminhão da Sorte. As apostas podem ser feitas até uma hora antes do sorteio.

Bolão CAIXA:

Para concorrer ao prêmio em grupo, é só preencher o campo Bolão, no volante, com a quantidade de pessoas que participarão da aposta. O apostador também pode solicitar diretamente ao atendente da lotérica, informando os números da aposta e a quantidade de cotas desejada. Ao registrar o palpite com a opção de bolão, o apostador divide as cotas com amigos e familiares. 

Na Mega-Sena, os bolões têm preço mínimo de R$ 10, e cada cota deve ser de, pelo menos, R$ 4,00, sendo possível realizar um bolão de, no mínimo, duas e no máximo 100 cotas. Na Lotofácil, os bolões têm preço mínimo de R$ 20 e cada cota não pode ser inferior a R$ 2,50, sendo possível realizar um bolão no mínimo 2 e no máximo 12 cotas (para apostas compostas por 16 números), ou o mínimo de 2 e o máximo de 25 (para apostas compostas por 17 ou 18 números).

No caso de bolão organizado pela lotérica, poderá ser cobrada uma Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor da cota.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Cartões SUS poderão ser fornecidos pelos planos de Saúde

A medida irá facilitar o ressarcimento das operadoras ao SUS pelo atendimento de seus usuários na rede pública 


Repórte
Rubem de Paula
 

As operadoras de planos de saúde vão poder fornecer o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS),aos beneficiários que ainda não possuem o registro. A medida, anunciada nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tem como principal objetivo facilitar o ressarcimento das operadoras ao Sistema Único de Saúde (SUS). Pela lei, os planos devem fazer o reembolso quando seus usuários recebem tratamento no SUS. Em 2011, o Ministério da Saúde recebeu um recorde de ressarcimento, R$ 82,8 milhões.
 
Com a iniciativa, as operadoras terão acesso ao Sistema de cadastramento de Usuários do SUS (CadSUS) na internet, que permite a geração do CNS. Com isso, as operadoras poderão consultar se seus beneficiários já possuem registro, além de fazer alterações de dados de beneficiários e fornecer números para a emissão de novos cartões. Pela Resolução Normativa 295, da ANS, as operadoras têm até o dia 6 de junho de 2013 para cadastrarem os usuários não identificados e informar os números dos cartões do SUS.
Para o cidadão, a identificação via Cartão SUS vai possibilitar o registro eletrônico de saúde nas bases de dados dos hospitais públicos e privados. Além disso, o registro será feito nos planos de saúde, contribuindo para a continuidade qualificada da assistência recebida.
 
 “Além de facilitar o acesso ao cartão - já que o cidadão não precisará mais ir a uma unidade de saúde para obter número - a iniciativa irá acelerar o processo de devolução dos recursos ao SUS”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, várias medidas adotadas pelo Ministério da Saúde resultaram em um aumento significativo desse ressarcimento, de R$ 15,42 milhões - em 2010 - para R$ 82,8 milhões, em 2011. “Com o número do cartão haverá mais facilidade em identificar o usuário”, afirmou o ministro.
 
A ferramenta foi desenvolvida pela equipe do DataSUS e a ANS ficará responsável pela distribuição dos usuários e das senhas para as 1.586 operadoras cadastradas.  As operadoras poderão consultar se seus beneficiários já possuem registro no cartão, além de fazer alterações de dados de beneficiários e emitir novos cartões.
 
Atualmente, existem no Brasil cerca de 48 milhões de usuários de planos de saúde. A medida deverá beneficiar cerca de 17 milhões de usuários que não foram contemplados pela entrega dos 31 milhões de registros, em maio deste ano, e os futuros usuários de planos de saúde.
 
RESSARCIMENTO - Os atendimentos realizados na rede pública de saúde geram um conjunto de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) trimestral. As AIH são enviadas para a ANS que faz a comparação com seu cadastro de beneficiários. Os atendimentos de beneficiários de plano de saúde, realizados na rede pública, geram uma cobrança, por parte da ANS, para as operadoras. Os pagamentos efetuados para à Agência são repassados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).
 
 
jornalista.rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy
 

matéria do estado do rio de janeiro.

Estado deposita gratificações para 298 policiais militares

Repórte
Rubem de Paula

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vai depositar na terça-feira, 6 de novembro, a gratificação de 298 policiais militares que participaram, em agosto e setembro, do Proeis - Programa Estadual de Integração na Segurança, em dois municípios.

Os beneficiados são provenientes dos convênios Proeis com as prefeituras de Macaé (94 policiais que trabalharam em agosto e 84 em setembro) e de São João da Barra (120 policiais em setembro). O valor total depositado pelo Estado será de R$ 226.450,00. Os depósitos dependem do repasse de recursos dos municípios que firmaram o convênio para o Estado.

jornalista. rubenn dean 
tel. 021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...