MATERIA DO RIO DE JANEIRO EM FOCO.INN RIO BRAZIL.

Em artigo publicado no domingo, o jornal americano "The New York Times" questiona a forma como o Rio de Janeiro está se preparando para as Olimpíadas de 2016. O artigo, assinado por Theresa Williamson e Maurício Hora, cita a comunidade do Morro da Providência para exemplificar a maneira como as autoridades lidam com as populações mais pobres na cidade.
"As Olimpíadas de Londres terminaram no domingo, mas a batalha dos próximos Jogos já começou no Rio, onde aumentam os protestos contra despejos ilegais de moradores mais pobres. Na verdade, as Olimpíadas do Rio estão prestes a aumentar a desigualdade em uma cidade já famosa por isso."
Assim começa o artigo, que depois conta um pouco da história da favela da Providência, formada em 1897, por ex-combatentes da Guerra de Canudos, além de imigrantes europeus e escravos livres. O local é um dos mais importantes da história afro-brasileira, dos primeiros sambas compostos e de tradições negras importantes. Hoje, segundo o NYT, 60% dos moradores são negros.
Com as obras para as Olimpíadas, um terço da comunidade está ameaçada. De acordo com o texto, "até o meio de 2013, Providência terá recebido R$ 131 milhões em investimentos, em projeto liderado pela iniciativa privada de revitalizar a area portuária do Rio, que incluem bondinhos, trens e vias mais largas. Prévias intervenções da Prefeitura para melhorar a comunidade reconheceram a sua importância histórica, mas os novos projetos não têm intenções nesse sentido."
No entanto, 30% da população da comunidade será despejada do local, sem ser avisada. "Casas são marcadas com spray durante o dia, com as iniciais da secretária de habitação, e identificadas com um número. Moradores voltam do trabalho e descobrem que suas casas serão demolidas, sem aviso do que vai acontecer e quando", diz o texto do NYT.
Pressão de grupos de direitos humanos e da mída internacional ajudaram, segundo o NYT, mas os despejos devem continuar. As autoridades dizem que as realocações são necessárias, devido ao risco de deslizamento ou superpopulação da comunidade. Mas, 98% das casas da Providência são feitas com tijolo ou concreto e 90% têm mais do que três quartos. Além disso, um importante estudo feito por engenheiros locais mostrou que os riscos anunciados pela cidade são imprecisos e inadequados, conforme a matéria do jornal americano.

TEL.021.9337.4123. FACEBOOK.EDDIE MURPHY

JORNALISTA.RUBENN DEAN PAUL ALWS
O artigo termina com um alerta. "O Rio está se tornando um quintal para os ricos, e a desigualdade produz instabilidade. O custo-benefício seria maior se os investimentos nas melhorias urbanas fossem realizados por meio de um processo de participação democrática. Isso iria fortalecer a economia do Rio e melhorar sua infraestrutura, assim como reduziria a desigualdade e daria força para a população negra, ainda marginalizada na cidade".

MATERIA DE PETROPOLIS . RJ.


"Creche e transporte precisam chegar a todos os pontos da cidade",
afirma Bernardo Rossi

jornalista.rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie murphy

"Os problemas são os mesmos em cada canto da cidade. Falta creche,
Posto da Saúde da Família, ônibus, os serviços públicos básicos não
estão sendo prestados. Petrópolis está abandonada e não é por falta de
recurso, mas sim de gestão". Esta é a afirmação de Bernardo Rossi, em
visita na manhã desta terça-feira (14.08) à comunidade da Rua Vicenzo
Rivetti, no bairro Carangola. Candidato a prefeito pela coligação
"Juntos para Mudar Petrópolis" (PMDB, PP, PTB, PSC, PSDB, PPS, PRTB,
PSL e PRB), Bernardo Rossi conversou com os moradores sobre as
deficiências da região.

Assim como boa parte dos petropolitanos, os mais de mil moradores da
Rua Vicenzo Rivetti também sofrem com o abandono do poder público. Uma
localidade bastante distante do Centro da cidade, chegar de um ponto
ao outro é um verdadeiro martírio para os moradores, que contam com
apenas uma linha com poucos horários e que ainda atrasam. "Às vezes
demora duas horas para chegar um ônibus aqui, isso porque já não temos
muitos. Sair de casa vira um drama. Nem podemos contar com horário",
comentou a diarista Rosana Aguiar, de 43 anos.

Além da falta de ônibus, outro grande problema para as mães da
localidade é a falta de creche. A mais próxima fica localizada na
parte baixa do Carangola, mas não atende aos moradores das regiões
mais afastadas, como Vicenzo Rivetti e Vale do Carangola. "A minha
filha, por exemplo, não consegue trabalhar, pois não tem com quem
deixar as crianças. Os dois maiores, de 5 e 7, estão no colégio, mas
os pequenos, de 3 anos e o de 7 meses, não têm onde ficar. Se tivesse
uma creche aqui seria o ideal. Já venho acompanhando o trabalho do
Bernardo Rossi, nas outras eleições votei nele e dessa vez não será
diferente. Acredito que ele vai mudar", destacou Rosana.

- Não canso em dizer que são pequenas ações que vão mudar esse
panorama caótico em Petrópolis. Colocar uma creche em cada bairro vai
solucionar a questão da educação desses pequenos, que deve começar
ainda cedo, e também das mães, que precisam trabalhar para ajudar na
renda de casa, mas também querem ir sabendo que seus filhos estarão em
boas mãos", observou o candidato.

Um dos maiores pedidos para quem depende da saúde pública, a criação
de um PSF na localidade é outro desejo dos moradores do Vicenzo
Rivetti que contam apenas com uma unidade do gênero que fica no
Carangola, mas não atende ao número de habitantes da região. "E também
é muito longe para nós que moramos aqui em cima. Nós já tivemos um e
foi desativado para criar esse do Carangola. Aqui, faz uma falta
grande, pois quando passamos mal como fazemos para chegar lá embaixo,
com essa dificuldade de ônibus?", lamentou a secretária Alessandra
Aguiar, de 32 anos.

Nascida e criada na região, a moradora é mais uma que acredita na
força jovem de Bernardo Rossi para mudar a realidade de Petrópolis.
"Eu já conheço o trabalho dele e aposto nessa questão jovem. Inclusive
é o meu filho de 16 anos quem mais acompanha os projetos do Bernardo
Rossi e me fala sobre eles. Estou apostanto no Bernardo pelo futuro do
meu filho, principalmente na questão da educação", observou
Alessandra.

MATERIA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JORNALISTA
TEL.
021.9337.4123
EMAIL
FACEBOOK. EDDIE MURPHY 


Prédio do Centro Integrado de Comando e Controle está na reta final

Projeto está com cerca de 80% de obras concluídas e tem previsão de entrega para este ano


Importante instrumento para a consolidação da política de segurança do Estado, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Rua Carmo Neto, s/nº, na Cidade Nova, tem previsão de entrega para este ano. Entre 200 e 250 operários trabalham em ritmo intenso na finalização do prédio, que se encontra com cerca de 80% das obras concluídas. A colocação de piso, a pintura de paredes, a aplicação de granito, hidrossanitários e vidros da fachada, além de obras de marcenaria, testes e instalações de ar-condicionado e do sistema contra incêndio e elétrico estão em fase de acabamento.

O centro, que está sendo implantado pela Secretaria de Obras, por meio da Empresa de Obras Públicas (Emop), irá abrigar serviços de teleatendimento da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, além de órgãos de segurança e de defesa civil federais, estaduais e municipais. A finalidade é promover a integração operacional e técnica desses órgãos no estado para reforçar o atendimento às demandas do dia a dia e dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

O projeto foi concebido pela Secretaria de Segurança para ser referência no país pela modernidade da concepção e funcionalidade. Mais de mil pessoas vão trabalhar no CICC em quatro turnos de seis horas, monitorando todo o estado. O destaque do projeto é a sala de monitoramento no segundo pavimento, dotada de um telão de 18 metros de comprimento por cinco de altura e composto por 98 monitores de LED.

O ambiente conta com um tratamento acústico que irá isolá-lo dos sons externos, dando condições para que operadores e técnicos analisem dados e informações que chegarão aos monitores do videowall. Ao lado, funcionarão os serviços de teleatendimento do Samu (192), dos bombeiros (193), da Polícia Militar (190) e da Polícia Rodoviária Federal.

Com 13,3 mil metros de área construída, o prédio terá ainda um centro de informática e telefonia, um auditório com 131 lugares, estacionamento com 96 vagas (carros e ônibus) e um heliponto no teto. Uma torre de concreto, anexa ao prédio principal, vai servir de área de escape, em caso de incêndio.

MATERIA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JORNALISTA.RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
FACEBOOK. EDDIE MURPHY

Agricultura reforça produção de mel no estado


A apicultura, atividade que envolve no estado 1.418 produtores, segundo censo da Emater-Rio, ganhou um importante reforço para o seu desenvolvimento. A Secretaria de Agricultura, através de seus programas de fomento, está concedendo financiamento para incentivar e modernizar o setor.

Nesta primeira etapa, o programa vai atender os produtores de Resende, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Sumidouro, municípios que reúnem um grande número de apicultores. Até 2013, todo o estado deverá ser contemplado.

Para se cadastrar, os produtores devem procurar os escritórios da Emater-Rio. A iniciativa visa a permitir a melhoria das condições de manejo, coleta, processamento e envasamento do mel bruto e seus derivados, utilizando as boas práticas de produção recomendadas pelos técnicos.

Assim, o produto chegará aos entrepostos de mel e cera com a qualidade necessária para ser bem manipulado, beneficiado e comercializado, melhorando a qualidade da produção no estado, maior centro consumidor de mel do país. O coordenador do programa e gerente de pequenos e médios animais da Emater-Rio, José Henrique Moraes, aprovou a iniciativa.

– A medida também deverá aumentar os índices de produção e beneficiar mais apicultores – disse Moraes.

Recursos podem ser usados em mão de obra

Para investimento, o financiamento tem o teto de R$ 30 mil, com 3 a 5 anos para pagamento, e de 1 a 2 anos de carência. Já para custeio o limite é de R$ 10 mil, com até 18 meses para pagamento. Os recursos poderão ser aplicados na aquisição de insumos e equipamentos, além de serviços de mão de obra.

MATERIA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
FACEBOOK. EDDIE MURPHY 

Quissamã recebe a última feira do Rio Genética este ano

Ideia é promover o fortalecimento do setor para dobrar a produção leiteira no Rio, alcançando um bilhão de litros até 2015


A última oportunidade de 2012 para produtores de leite fluminenses adquirirem novilhas e tourinhos de alta qualidade, através das feiras de animais do programa Rio Genética, será neste sábado (18/8). Realizada pela Secretaria de Agricultura, em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), no parque municipal, em Quissamã, no Norte Fluminense, a 19ª edição do evento encerra a série de feiras do calendário deste ano.

O programa já financiou mais de oito mil animais, beneficiando cerca de 800 produtores, com investimento de R$ 18 milhões. A fórmula de sucesso do Rio Genética alia a democratização do acesso de pequenos produtores a animais de qualidade e facilidade de crédito. As feiras integram a política do Governo do Estado para promover o fortalecimento do setor e dobrar a produção leiteira do Rio, alcançando um bilhão de litros até 2015.

A feira do programa disponibilizará 200 vacas e novilhas Girolando, reprodutores e sêmen de touros provados de raças leiteiras. Os pecuaristas que desejam adquirir animais utilizando a linha de crédito do Rio Genética – com juros de 2% ao ano – e prazo de cinco anos para pagamento, incluindo um ano de carência, devem se habilitar junto aos escritórios da Emater-Rio.

Cada comprador pode adquirir no máximo 12 animais, respeitando o teto de financiamento no valor de R$ 50 mil por produtor. A visitação poderá ser feita a partir das 8h. As vendas serão oficializadas com a abertura dos envelopes para aqueles que apresentarem as maiores ofertas.

MATERIA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
FACEBOOK. EDDIE MURPHY 

Rede estadual ganha 11 posições no ranking do Ideb em um ano

Rio passou do 26ª para 15ª lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica


A rede estadual do Rio de Janeiro subiu, em apenas um ano, 11 posições no ranking Ideb 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), saindo da 26ª para a 15ª colocação no Ensino Médio. Foi, ao lado de Goiás, o estado que galgou o maior número de posições.

- Foi um resultado maravilhoso para uma rede que estava em penúltimo lugar na última avaliação. Conseguimos alcançar as metas estabelecidas no início de 2011, quando implementamos o Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação – afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

A melhoria se deu, principalmente, por causa da evolução da proficiência (indicador que mede a aprendizagem dos alunos). Nesse quesito, o Estado do Rio foi o que mais avançou entre os estados da Federação. Isso se traduz na melhoria da qualidade do serviço prestado aos alunos e, ainda, na redução da desigualdade entre as diversas escolas da rede estadual.

- As avaliações periódicas já apontavam uma melhoria no aprendizado dos alunos. Percebemos, na análise dos microdados, que a desigualdade da rede caiu em 25%. Isso foi fruto de um trabalho árduo das Diretorias Regionais e dos nossos professores - disse o secretário.
No indicador de fluxo escolar, a notícia também é positiva. A rede estadual obteve a segunda melhor variação do Brasil.
- O avanço neste indicador se deve, principalmente, à redução do nível de abandono, de 16,5% em 2009, para 14,4% em 2011 – afirmou Risolia.
Outra boa notícia diz respeito ao resultado consolidado das redes pública/privada. A variação de Ideb na rede privada foi negativa em 4%.  Por outro lado, a rede estadual apresentou variação positiva de 15% o que fez haver uma melhoria do Ideb total.

- Esse desempenho é fruto de um conjunto de ações anunciadas em janeiro de 2011. Não foi, portanto, obra do acaso, mas sim de muito trabalho ao longo dos últimos meses - disse o secretário.

Ações que colaboraram para o resultado

- Implementação do Currículo Mínimo

- Aumento do número de alunos em reforço escolar

- Redução da carência de professores, de 12 mil em dezembro de 2010,       para 1,5 mil em dezembro de 2011

- Implementação de ferramenta de gestão escolar (Gide)

- Processos seletivos para funções estratégicas

- Criação de benefícios para os docentes

- Redução de gastos na ordem de R$ 165 milhões em 2011

- Investimento de R$ 120 milhões na infraestrutura das unidades escolares

- Maior investimento por aluno (de R$ 2.700 no fim de 2010 para R$ 4.061, no fim de 2011)

- Formação continuada para os professores

- Avaliações diagnósticas bimestrais (Saerjinho)

AGENDA DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SR. SERGIO CABRAL

AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL


 Apresentação da Bandeira Olímpica no Complexo do Alemão. No local, alunos da rede municipal de Educação conhecerão o símbolo em frente à Praça do Conhecimento, na comunidade Nova Brasília

Local: Praça do Conhecimento – Rua Nova Brasília s/nº – Complexo do Alemão – Bonsucesso

Dados gerais: Dois dias após chegar ao Rio de Janeiro, a Bandeira Olímpica percorrerá a cidade. O prefeito Eduardo Paes levará o símbolo dos Jogos de 2016 para as zonas Norte e Oeste para marcar o início da jornada olímpica da cidade.


 Posse da 5ª turma dos candidatos aprovados no 1º concurso de admissão de servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Local: Salão Nobre do Palácio Guanabara- Rua Pinheiro Machado, s/nº - Laranjeiras

Dados gerais: Tomam posse 71 técnicos de nível médio e um de nível superior, que entram em exercício ainda este mês. Nas últimas quatro convocações, foram chamados 308 servidores de nível médio e 210 de nível superior.


 Entrega do Prêmio Socioeducativo "Guri" do Novo Degase  

Local: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, s/nº

Dados gerais: O Novo Degase premiará 20 colaboradores das ações e dos projetos desenvolvidos junto aos jovens em conflito com a lei. O objetivo do prêmio é reconhecer o esforço conjunto desses apoiadores. Os homenageados receberão o Prêmio Socioeducativo “Guri” – uma estatueta de Cerâmica Negra confeccionada por alunas de uma oficina da Ação Comunitária do Brasil, na Comunidade da Maré.

JORNALISTA
RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
FACEBOOK. EDDIE MURPHY


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ... MATERIA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado da Casa Civil

AVISO DE PAUTA
jornalista
rubenn dean
tel.
021.9337.4123
email
facebook. eddie murphy


O Governo do Estado do Rio lança, nesta quinta-feira (16/08), na Central do Brasil, a “Exposição D.O. Notícias”, com fotos e reportagens especiais do Diário Oficial do Estado. Na mostra, o público poderá conferir as matérias e fotografias mais representativas publicadas neste ano nas áreas de Segurança Pública, Educação, Saúde, Transportes e Habitação. Ao todo, são 16 painéis de reportagens e oito de fotografias, dispostos em oito megatotens interativos, além de um terminal de acesso ao site do Governo do Rio. A ideia é aproximar ainda mais a população das ações do Estado. A exposição acontece até o dia 02 de setembro.

Serviço:
Evento: "Exposição D.O. Notícias"
Data: 16/08 (quinta-feira)
Hora: 10h
Local: Espaço Central Cultural – Central do Brasil





MATERIA DA ALERJ.

QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR TERÁ DEBATE EM AUDIÊNCIA DA ALERJ

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), realizará, nesta quarta-feira (15/08), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes, audiência pública que vai debater o controle dos repasses e os aspectos quantitativos e qualitativos da alimentação escolar no estado do Rio. “A comissão está extremamente preocupada não só com a qualidade da merenda oferecida aos nossos alunos, mas, em especial, com a melhor utilização dos recursos, principalmente os destinados pela União e complementados pelo estado. Os recursos públicos devem ser aplicados com zelo”, afirma Bittencourt.
Participam dessa reunião representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Conselho de Alimentação Escolar do Estado e da Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia, além do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe) e da União dos Professores Públicos do Estado (Uppes).

QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR TERÁ DEBATE EM AUDIÊNCIA DA ALERJ

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), realizará, nesta quarta-feira (15/08), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes, audiência pública que vai debater o controle dos repasses e os aspectos quantitativos e qualitativos da alimentação escolar no estado do Rio. “A comissão está extremamente preocupada não só com a qualidade da merenda oferecida aos nossos alunos, mas, em especial, com a melhor utilização dos recursos, principalmente os destinados pela União e complementados pelo estado. Os recursos públicos devem ser aplicados com zelo”, afirma Bittencourt.
Participam dessa reunião representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Conselho de Alimentação Escolar do Estado e da Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia, além do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe) e da União dos Professores Públicos do Estado (Uppes).

2013 PODERÁ TER STATUS DE ANO DA JUVENTUDE


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude justificam a medida. “Precisamos dedicar a nossa atenção no próximo ano a esta etapa tão importante, estimulando os jovens a discutir seus interesses, objetivos. Queremos garantir jovens conscientes”, explicou o autor, deputado Márcio Pacheco (PSC).

ALERJ –  RIO DE JANEIRO . 2012/08/14

ALERJ RETOMA VOTAÇÃO DO REAJUSTE PARA FUNCIONÁRIOS DO DETRAN
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) dará continuidade, nesta quarta-feira (15/08), à votação do projeto de lei 1.669/12, que reajusta os salários dos servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ). Embora o texto original, do Poder Executivo, tenha sido aprovado pelos parlamentares na última quarta-feira (07/08), a votação foi paralisada na discussão dos destaques às emendas apresentadas. Na ocasião, o líder do Governo na Casa, deputado André Corrêa (PSD), disse que o Parlamento ainda tentaria buscar junto ao Governo uma alteração nos prazos de pagamento do aumento. A ideia é que o reajuste, previsto para ser pago em duas parcelas de 10%, agora e em julho de 2013 possa ter a segunda parcela antecipada para janeiro. A negociação atende a solicitação dos deputados Paulo Ramos (PDT) e Márcio Pacheco (PSC), autores de emendas que buscam a antecipação.
O aumento está previsto no projeto de lei do Poder Executivo. Para o governador Sérgio Cabral, o reajuste aproxima os vencimentos-base destes funcionários do que recebem servidores de outras autarquias, “tornando mais atrativo aos servidores do Detran o exercício de suas atividades, e afastando as insatisfações relativas à remuneração”.

PROJETO DO EXECUTIVO CENTRALIZA ATIVIDADES DAS FUNDAÇÕES DE SAÚDE
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quarta-feira (15/08), em discussão única, o projeto de lei 1.682/12, em que o Poder Executivo incorpora a Fundação Estatal dos Institutos de Saúde e a Fundação Estatal dos Hospitais Gerais à atual Fundação Estatal dos Hospitais de Urgência e Emergência, que terá seu nome alterado Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro. A centralização, explica o governador Sérgio Cabral na mensagem que acompanha o projeto, facilitará o planejamento dos serviços prestados. “A gestão unificada das fundações estaduais de saúde promoverá maior economicidade ao erário, ao passo que será bem mais fácil o planejamento das despesas por parte da Administração, haja visto a instituição de uma única estrutura e quadro de pessoal, o que tem fundamental relevância para as funções de direção, chefia e assessoramento”, diz.

PROGRAMA DE COLETA SELETIVA EM ESCOLAS VOLTA À PAUTA
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quarta-feira (15/08), em segunda discussão, o projeto de lei 3.233/10, que institui no estado o Programa de Coleta Seletiva nas escolas da rede pública e, de forma facultativa, nas escolas privadas. O projeto explica que a direção das escolas estabelecerá dias para coleta de materiais específicos, como papel, alumínio e vidro. O recolhimento poderá ser feito por cooperativas de catadores ou diretamente pela empresa selecionada pela escola participante e a renda será utilizada em proveito da própria unidade escolar. O projeto é do deputado Paulo Ramos (PDT), que defende a inclusão da prática no processo educativo. “A coleta seletiva é um hábito que precisa ser adotado de forma ampla, e a melhor forma de garantir que isso aconteça é através dos estudantes. Com isso, estamos formando pessoas com consciência da importância do descarte adequado de lixo”, salientou.

FARMÁCIA POPULAR DEVERÁ ANUNCIAR REMÉDIOS OFERECIDOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará, em primeira discussão, nesta quarta-feira (15/08), o projeto de lei 302/11, que obrigará as farmácias que integram o programa Farmácia Popular a divulgar a relação de remédios contemplados. Para a autora da proposta, deputada Myrian Rios (PSD), a difusão dos medicamentos enquadrados no programa amplia seu alcance, beneficiando mais pessoas. “A relação de medicamentos, que são mais de cinquenta, não é amplamente difundida e muitos usuários tem que consultar os atendentes”, conta.

PARQUES DE DIVERSÕES E CIRCOS DEVERÃO DIVULGAR AUTORIZAÇÃO
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta quarta-feira (15/08), em primeira discussão, o projeto de lei 766/11. Ele obriga Parques de Diversões e Circos instalados no estado a afixarem em suas bilheterias o Certificado de Aprovação e a Autorização para o funcionamento expedido pelo Corpo de Bombeiros do estado. Para o deputado Wagner Montes (PSD), autor do texto, o cuidado garante a segurança dos frequentadores. “É uma maneira dos usuários fiscalizarem o estabelecimento e se sentirem mais seguros com relação à diversão de sua família”, diz.
JORNALISTA.RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337.4123
EMAIL. RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK. EDDIE MURPHY

MATERIA DA ALERJ,

FRENTE ANTI-AIDS E TUBERCULOSE DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR


A Frente Parlamentar de Mobilização e Combate ao HIV e Tuberculose no Estado, presidida pelo deputado Gilberto Palmares (PT), vai realizar nesta quarta-feira (15/08), às 10h, no auditório da Escola do Legislativo do Estado (Elerj), um debate para avaliar as políticas públicas na diminuição dos indicadores da tuberculose no Rio. Segundo Palmares, a questão da doença não é apenas de saúde, mas intersetorial. “É preciso melhorar as condições de habitação dos doentes e fornecer meios para que não abandonem o tratamento, como oferta de vale-transporte e cestas básicas” apontou o parlamentar.
O evento contará com a participação da pesquisadora Margareth Dalcolmo, do Centro de Referência Hélio Fraga (Crphf) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz); da subsecretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Vasconcelos; do superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe; e da cordenadora-geral do Cedaps (Fórum ONG TB/RJ), Wanda Lúcia Branco Guimarães.

ESTADO TERÁ SEMANA DEDICADA À SAÚDE DOS IDOSOS

A primeira semana do mês de abril passará a ser dedicada à prevenção e ao combate às doenças que afetam a saúde dos idosos. A nova campanha foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta terça-feira (14/08), na forma do projeto de lei 964/11, que inclui no calendário oficial do estado a previsão de campanhas e eventos voltados ao tema. A proposta diz ainda que o Estado poderá contar com o apoio, oferecido como adesão voluntária, de instituições públicas ou privadas na realização de diagnósticos, atendimentos, palestras e eventos. Aprovado em segunda discussão, o texto segue para o Poder Executivo, onde terá 15 dias úteis para ser sancionado ou vetado pelo governador Sérgio Cabral. Se sancionado, o texto deverá ser regulamentado pelo Estado. “A implementação de ações voltadas para a saúde da população representa um dever de ofício do Poder Público”, defende o autor do projeto.

jornalista. rubenn dean paula alves
tel.021.9337.4123
facebook . eddie murphy

QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR TERÁ DEBATE EM AUDIÊNCIA DA ALERJ

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), realizará, nesta quarta-feira (15/08), às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes, audiência pública que vai debater o controle dos repasses e os aspectos quantitativos e qualitativos da alimentação escolar no estado do Rio. “A comissão está extremamente preocupada não só com a qualidade da merenda oferecida aos nossos alunos, mas, em especial, com a melhor utilização dos recursos, principalmente os destinados pela União e complementados pelo estado. Os recursos públicos devem ser aplicados com zelo”, afirma Bittencourt.
Participam dessa reunião representantes da Secretaria de Estado de Educação, da Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Conselho de Alimentação Escolar do Estado e da Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia, além do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe) e da União dos Professores Públicos do Estado (Uppes).

QUATRO ANOS PARA O RIO SE PREPARAR NA ÁREA DA SAÚDE PARA OS JOGOS OLÍMPICOS.



Caso não queira continuar recebendo nosso boletim informativo, clique aqui.


Caso não queira continuar recebendo nosso boletim informativo, clique aqui.

Entrevista
sobre a preparação
dos eventos que acontecerá
no estado do Rio de Janeiro
 
JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.
FACEBOOK.
EDDIE MURPHY
 Quatro anos para o Rio se preparar na área da saúde para os Jogos Olímpicos

Subsecretária Hellen Miyamoto esteve em Londres como observadora das Olimpíadas e conta o que o Governo do Estado pode trazer de experiência e como será a preparação até a Rio 2016

Os Jogos Olímpicos de Londres terminaram neste domingo (12). Hoje, no final do dia, a bandeira olímpica chega ao Rio de Janeiro para marcar os quatro anos até a realização do grande evento na cidade. Assim como os atletas que disputarão as dezenas de modalidades nos Jogos do Rio precisarão se preparar ao longo desse período para poderem disputar medalhes, a Secretaria de Estado de Saúde também tem um cronograma de preparação para as Olimpíadas de 2016.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, é a responsável por coordenar este trabalho na área da saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ela foi a Londres como uma das observadoras do evento para trazer as melhores práticas da organização dos Jogos para o Brasil. Dos vários encontros que teve na cidade, Hellen Miyamoto pode observar que a experiência do Rio de Janeiro em sediar grandes eventos já torna a cidade bastante bem estruturada para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

- O que pude ver é que a organização da área da saúde para as Olimpíadas de Londres não tem nada de diferente do que fazemos normalmente nos nossos eventos. Postos médicos, ações de vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica. O que tem de diferente é a retaguarda dos hospitais, que em Londres estão um pouco mais bem estruturadas – conta a subsecretária de Vigilância do Estado.

Está em estudo um convênio com o Comitê Olímpico Internacional que pode trazer um legado em novos equipamentos na área da saúde para a população do Rio de Janeiro.

A seguir, a subsecretária Hellen Miyamoto responde a perguntas sobre a organização da Copa, das Olimpíadas e o legado para a saúde pública.

- Como está sendo feito o planejamento na área da saúde para Copa e Olimpíada?
HELLEN MIYAMOTO:
Para a Copa do Mundo de 2014, foi organizada uma Câmara Temática de Saúde nacional, com representantes de todas as esferas de governo, e outra local, composta pelas Secretarias de Estado de Saúde, de Estado de Defesa Civil, Municipal de Saúde e Defesa Civil, além do comitê organizador local (Fifa). Ao comitê cabe a responsabilidade da montagem de toda estrutura de atendimento nos locais de competição e eventos vinculados à Copa (postos médicos e ambulâncias). Aos representantes governamentais, a definição das normas e das quantidades de cada equipamento e insumo e suporte de retaguarda (central de regulação, hospitais de referência) e o planejamento estratégico de Saúde e de Defesa Civil. Há três meses, a Câmara Técnica local faz reuniões semanais para organizar os planejamentos. Na próxima reunião, o comitê organizador da Fifa apresentará o dimensionamento do evento para que a segunda fase de planejamento seja iniciada.

Na área de saúde, há duas linhas de atuação: 1. assistência (unidades de saúde); 2. vigilância (preparo de hotéis, rede de alimentação, ações de imunização e controle de vetores e zoonoses).

Para as Olimpíadas de 2016, há um Grupo de Trabalho que também está fazendo reuniões periódicas, repassando todos os compromissos assumidos pelo governo brasileiro para a realização dos Jogos e definindo as estratégias e cronogramas de implantação até a data do evento. Fazem parte dessas discussões representantes do Comitê Olímpico, Autoridade Pública Olímpica, Empresa Olímpica, Secretarias Estadual de Saúde e de Defesa Civil, Escritório de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil do Governo do Estado e Secretaria Municipal de Saúde.

- Há alguma norma, decreto ou resolução que determinem as regras para este planejamento?
HELLEN MIYAMOTO:
Sim. Em 2007 foi criada a resolução 80, que definiu as Normas Gerais de Ação para a Análise do Projeto de Atendimento Médico e demais procedimentos para a realização de eventos especiais.

- De que forma o Estado está se preparando para atender ao possível aumento de demanda sem prejudicar o atendimento às emergências  cotidianas?
HELLEN MIYAMOTO:
O Rio de Janeiro já tem larga experiência na realização de grandes eventos, e tem sido referência para as demais cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Todo o planejamento está sendo feito para que 98% dos casos sejam resolvidos no local de atendimento, sem necessidade de remoção do paciente. De qualquer maneira, o Governo do Estado terá, até 2014, cinco Centros de Trauma instalados em pontos estratégicos da Região Metropolitana. Com tecnologia de ponta em salas inteligentes, eles ficarão nos hospitais estaduais Alberto Torres, Albert Schweitzer, Adão Pereira Nunes, no novo Rocha Faria e no Hospital Estadual de Trauma, que será construído na Baixada Fluminense. O primeiro deles, em São Gonçalo, já começa a funcionar neste ano.

- Há treinamento especial para os profissionais?
HELLEN MIYAMOTO:
Sim. Há vários tipos de programas de qualificação sendo executados. Alguns de capacitação de inglês e espanhol, para facilitar as trocas de informações entre médicos  e pacientes, bem como de equipes do Brasil com as do exterior; outro de atualização dos vários protocolos de atendimento de emergência, que já começa em novembro e dezembro de 2012. Um grupo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi em fevereiro fazer uma ampla capacitação nos Estados Unidos para aprender normas, protocolos e diretrizes do Shock Trauma Center Adams Cowley, Centro de Trauma da Universidade de Maryland, referência para o atendimento ao presidente norte-americano Barack Obama em casos de emergências. Este treinamento faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Eles foram selecionados de acordo com experiência na área de traumas e vínculo com alguma unidade de saúde da rede pública estadual.

O Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami, é a próxima parada do grupo de profissionais da SES. A equipe, formada por 11 médicos e seis enfermeiros, embarca em agosto e vai aprender com o que há de mais moderno no atendimento do trauma. Tais aprendizados serão conhecimentos que os médicos e enfermeiros utilizarão antes, durante e depois da Copa e da Olimpíada, tornando-se um dos legados para a saúde pública.

- Legados? Quais serão eles?
HELLEN MIYAMOTO:
Há vários. Além das novas unidades de saúde e da qualificação dos profissionais que atendem diretamente a população do Rio de Janeiro, cada cidade-sede da Copa do Mundo tem, por exemplo, que escolher uma marca a ser trabalhada. O Rio de Janeiro elegeu: “Copa livre do tabaco”.

Reduzir o consumo de nicotina depende de ações de conscientização de médio e longo prazo. Temos a nossa Lei Antifumo e já trabalhamos nela com o programa Rio Sem Fumo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a legislação de ambientes livres de fumaça pode ser a motivação que faltava para quem quer parar de fumar. Fumantes diários, diz o estudo, fumam 30% mais se for permitido fazê-lo no ambiente de trabalho. Outro estudo recente revela que nada menos do que R$ 263milhões foram gastos pelo Estado do Rio para tratar as três principais doenças evitáveis decorrentes do fumo - infarto, derrame cerebral e câncer de pulmão.

E o esporte tem tudo a ver com comportamentos saudáveis e ambientes livres de tabaco.

- Como observadora da área da saúde nas Olimpíadas de Londres, o que você acompanhou?
HELLEN MIYAMOTO:
Há duas experiências do governo britânico que queremos trazer para o Rio de Janeiro.  Lá em Londres conhecemos o trabalho que eles fizeram antes dos Jogos Olímpicos para aumentar o suprimento de sangue, focado no aumento da conscientização da população na necessidade de doação constante. O Brasil, apesar de ser um país solidário, ainda não tem essa cultura e sempre sofremos em períodos críticos com a redução no número de doações, que acabam comprometendo cirurgias e atendimentos de emergência. Queremos conhecer, adaptar e aprimorar a experiência do Reino Unido em aumentar o número de doadores e, consequentemente, de estoque de sangue.

Também conhecemos a experiência do SAMU de Paris. A ideia é fortalecer a capacidade de resposta das nossas ambulâncias em situações de resgate e catástrofes.

 - Quais serão as unidades de referência de saúde? Serão usados hospitais de campanha?
HELLEN MIYAMOTO:
Todos os grandes hospitais serão unidades de referência. Hospitais de Campanha e a Força Estadual de Saúde estarão disponíveis.

- Existe um esquema especial de atendimento no Maracanã durante a Copa?
HELLEN MIYAMOTO
: Sim e a definição de como será esse atendimento está a cargo dessa Câmara Técnica local, com. O Governo do Estado criará uma Unidade de Pronto Atendimento Maracanã para reforçar os atendimentos no local. Aliás, as UPAs criadas pelo Rio de Janeiro foram eleitas pela Câmara Técnica nacional um modelo de pronto-atendimento a ser seguido por todas as cidades-sedes.

- Em geral, quando se pensa em grande evento, a preocupação maior é com os atendimentos de emergência e com os hospitais, mas a chegada de turistas de vários locais do mundo gera preocupação também com a possibilidade de transmissão de doenças que não são comuns no país, não é?
HELLEN MIYAMOTO:
  Esse trabalho é tão importante quando o atendimento hospitalar. Estamos estruturando uma agenda paralela na área de Vigilância, para atuação em hotéis, na imunização da população e no controle de alimentos, vetores e zoonoses. Já definimos que teremos uma Unidade Móvel de Vigilância durante a Copa e aOlimpíada, possibilitando análise da água para consumo em todos os locais de concentração de pessoas.

materia de petropolis . rj

“Morro da Glória, em Corrêas, terá infraestrutura”, garante Bernardo Rossi

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie murphy

Cerca de 25 mil pessoas em Petrópolis moram em ocupações “subnormais”,
nomenclatura usada pelo IBGE para destacar as comunidades sem
infraestrutura. Pelo menos 14 mil desses habitantes estão concentrados
no Morro da Glória, que segundo o relatório do IBGE é o mais populoso
do município. Bernardo Rossi esteve na localidade neste fim de semana,
onde viu de perto o cenário de abandono em que vivem os moradores -
que vai de esgoto a céu aberto, ruas sem pavimentação, casas em estado
precário e lixo por toda parte. Candidato a prefeito pela coligação
"Juntos para Mudar Petrópolis" (PMDB, PP, PTB, PSC, PSDB, PPS, PRTB,
PSL e PRB), na visita, Bernardo apresentou aos moradores o projeto
Morar Melhor, que levará melhorias de infraestrutura para as
residências dos petropolitanos.
- O Morro da Glória é mais uma comunidade que está abandonada e se
enquadra no Morar Melhor. Com o projeto, os moradores poderão trazer
para suas residências as melhorias na infraestrutura que tanto desejam
e necessitam. Antes que maiores tragédias aconteçam, como já vimos em
diversas localidades do município, vamos dar a essas pessoas a chance
de terem suas casinhas estruturadas e com segurança”, afirmou o
candidato.
O projeto vai unir as secretarias de Habitação, Saúde, Esportes, Meio
Ambiente e Segurança em parceria com as administrações públicas
municipais. Por meio de financiamentos – que poderão ser públicos ou
privados – o morador terá condições de fazer a obra no seu imóvel, que
será avaliada por profissionais de engenharia e arquitetura que
orientarão as reformas necessárias. “Essas comunidades já estão
constituídas. Cabe ao governo dotá-las com a infraestrutura adequada
para viverem com dignidade. A pretenção é que, no início, o projeto
seja implantado em bairros-pilotos e sempre dentro de 18 meses, para
que as obras sejam de curto prazo. Enquanto o morador faz as melhorias
em sua casa, o governo entra com a infraestrutura em acessibilidade e
saneamento”, destacou o candidato.
E o projeto é uma esperança para os moradores que pedem simples ações
na região, que já foi fortemente atingida nas chuvas de 88. Na década
de 90, o bairro passou por uma grande intervenção, mas além de ainda
ser castigado pelos temporais de verão, não tem a devida atenção dos
governos. “Aqui, quando chove, desce um aguaceiro danado que dá até
medo. E junto vem todo o lixo que acumula nas lixeiras e vem sendo
arrastado”, lamenta a dona de casa Maria Ines Medeiros, de 64 anos,
que aposta em Bernardo Rossi para dar a solução ao problema. “Tenho fé
nele que isso vai mudar. Espero que ele veja o nosso bairro, que está
precisando de melhorias”.
O anseio por melhorias na Glória se repete por todo o bairro. “Alguém
tem que olhar pelo Glória e acredito que o Bernardo Rossi será essa
pessoa. Olha onde vivemos? Falam tudo de ruim daqui, mas os governos
que passaram não fizeram nada para mudar isso. Todos os problemas já
foram reinvindicados pelos moradores, como a represa que antes tinha
peixinhos e hoje tem uma água poluída, cheia de lixo e até animais
mortos. Isso já até causou uma epidemia de hepatite nas crianças
daqui, mas ninguém fez nada. O Bernardo tem vontade de fazer e é nisso
que acreditamos”, comentou o pedreiro Leoni Trindade, de 28 anos.

Eduardo Campos afirma que PSB não vai politizar a eleição para a presidência da Câmara

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, recebeu nesta segunda-feira, em São Paulo, o décimo sétimo Prêmio CORECON Excelência em Economia, uma homenagem da Ordem dos Economistas do Brasil e do Conselho Regional de Economia. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, Eduardo Campos foi um dos economistas que mais se destacaram no país. Em entrevista depois da premiação, Eduardo Campos afirmou que o PSB não vai politizar a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. De acordo com ele, a decisão se o partido vai ou não apoiar a candidatura de Henrique Eduardo Alves, do PMDB, cabe à bancada do PSB na Câmara Federal. Eduardo Campos defendeu a manutenção do princípio da proporcionalidade na eleição para a presidência da Casa, em respeito às minorias. Na última eleição para a Mesa da Câmara Federal, o PSB apoiou a candidatura vitoriosa do deputado Marco Maia, do PT. Eduardo Campos também comentou as eleições municipais de Recife. Animado com o desempenho do candidato socialista Geraldo Júlio à Prefeitura da capital, o governador pernambucano afirmou que o partido venceu o primeiro round da luta contra Humberto Costa, do PT.

governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB – Eduardo Campos
“É uma questão que aconteceu na primeira fase da campanha e que muitos achavam que não podia acontecer e aconteceu. Havia mais espaço político para crescimento dele, houve mais frente política, ou seja, quatorze partidos e mais massa crítica fazendo campanha. Talvez lá a campanha política comece mais cedo, pela própria tradição política nossa de ter um intenso debate político, que começa mais cedo e isso deve ter ajudado ele a crescer. Nós terminamos a primeira fase em Recife achando que ganhamos o primeiro round e vamos para o segundo, que é a televisão

Eduardo Campos lembrou que a campanha eleitoral se divide em dois momentos: antes e depois da propaganda gratuita na TV e dos debates. Na avaliação dele, a primeira fase é dominada pelos candidatos mais conhecidos, como Humberto Costa. Na segunda, a questão do conhecimento fica em segundo plano, e pesa mais o conteúdo de cada candidatura, segundo o governador. Além de Eduardo Campos, o ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Roberto Macedo, recebeu o Prêmio Economista do Ano 2012, durante o décimo sétimo Prêmio CORECON São Paulo Excelência em Economia. Edmar Bacha, do Instituto de Estudos e Política Econômica da Casa das Garças, Roberto Padovani, da Votorantim Corretora, Miguel Colassuono, da Eletrobrás, Victorio Carlos Marchi, da Ambev, também estavam entre os homenageados pelo Conselho Regional de Economia e pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Materia do Governador
de Pernambuco
Sr.Eduardo Campos

jornalista. rubenn dean paul alws
tel.021.9337,4123
facebook. eddie murphy

AGENDA DO GOVERNADOR SERGIO CABRAL ... RIO DE JANEIRO

AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
FACEBOOK. EDDIE MURPHY
mat.abr.2012/0143
drt.17.429-1rj

Apresentação da Bandeira Olímpica à Presidenta Dilma Rousseff

Local: Palácio do Planalto - Praça dos Três Poderes, Brasília

Dados gerais: O Governador Sérgio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes vão a Brasília apresentar o símbolo dos Jogos Olímpicos para a Presidenta Dilma. Na quarta-feira, 15/8, já de volta ao Rio, a bandeira inicia a jornada olímpica pela cidade passando pela comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, e pela Praça do Canhão, em Realengo.

materia do rio de janeiro.

ALERJ – ORDEM DO DIA 14/08 (TERÇA-FEIRA) – 16H30

GOVERNO PROPÕE AUMENTO DE GESTORES E DE SALÁRIO DE EXECUTIVOS PÚBLICOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em discussão única, a criação de mais 200 cargos de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado. Além de aumentar o número de cargos na lei que o criou, o projeto 1.681/12, do Poder Executivo, altera também a norma que trata da carreira de Executivo Público, aumentando os vencimentos-base, gratificações de desempenho e adicionais de qualificação de seus dois cargos: analista e assistente executivos. “Possibilitando, assim, a seleção dos candidatos que efetivamente sejam os mais capacitados aos cargos, prestigiando-se, assim, o princípio da eficiência da Administração Pública”, justifica o governador Sérgio Cabral na mensagem que acompanha o texto.

GOVERNO PODERÁ REALIZAR CONVÊNIO PARA SANEAMENTO EM PARATY
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em discussão única, o projeto de lei 1.683/12, que autoriza o Poder Executivo, autor da proposta, a celebrar convênio com o Município de Paraty para a gestão associada de serviço de saneamento básico municipal. O serviço, prestado na forma de parceria público privada (PPP), permite ainda que o Estado aporte recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) no fundo garantidos da PPP a ser criado no município.

ESTADO PODERÁ TER SEMANA DEDICADA À SAÚDE DOS IDOSOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em segunda discussão, o projeto de lei 964/11, que dedica a primeira semana de abril à saúde dos idosos. A proposta, que inclui no calendário oficial do estado a previsão de campanhas e eventos voltados para a prevenção e tratamento de doenças que afetam os idosos, foi idealizado pelo deputado Samuquinha (PR).

PROJETO DEFINE 2013 COMO ANO DA JUVENTUDE
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos esportivos mundiais exige maior investimento na preparação dos jovens. “A exposição midiática desses eventos é gigantesca, e neles os jovens são os protagonistas; temos que apresentar além de uma boa estrutura física e pública, mostrar jovens conscientes com os problemas mundiais, com bons níveis de sapiência, além de carinhosos, educados e receptivos ao contato com novos povos e ao intercâmbio cultural com os jovens de outras nações que estarão presentes”, argumenta.


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista. rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy 


Escola de Itaperuna participa de prêmio de gestão


O Colégio Estadual Chequer Jorge, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, foi o escolhido para representar o Estado do Rio na etapa nacional do prêmio Gestão Escolar 2012, ano base 2011. Além da excelência em liderança e gestão escolar, o colégio desenvolve diversos projetos, entre eles, o Além dos Muros da Escola, que consiste no acompanhamento dos alunos fora da unidade. Os professores realizam visitas aos pais e apresentam tanto as metas do colégio quanto as individuais dos estudantes. Atualmente, cerca de 700 alunos dos ensinos Fundamental e Médio estão matriculados.

Outra estratégia da unidade é a motivação por meio de metas. Cada aluno ganha um ímã de geladeira em formato de régua e com marcações em verde, vermelho e amarelo para cada disciplina. O objeto permite que as famílias acompanhem as notas e metas estipuladas. Os estudantes com notas mais baixas recebem aulas de reforço. O prêmio Gestão Escolar é uma ferramenta de autoavaliação das escolas públicas brasileiras e tem o objetivo de favorecer a melhoria contínua do trabalho, por meio da revisão e do aprimoramento de seus processos de gestão escolar.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Fundação Itaú Social, Gerdau, Instituto Unibanco, Fundação SM e Fundação Victor Civita.

As unidades escolares que ficaram com a segunda e terceira colocações no estado foram, respectivamente, o C. E. Boa Vista, em Barra Mansa e o C. E. Leopoldina da Silveira, em Bangu.

MATERIA ALERJ.

Compartilhar
PROJETO DE LEI DEFINE 2013 COMO ANO DA JUVENTUDE
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará na próxima terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos esportivos mundiais exige maior investimento na preparação da juventude.
“A exposição midiática desses eventos é gigantesca, e neles os jovens são os protagonistas; temos que apresentar, além de uma boa estrutura física e pública, jovens conscientes com os problemas mundiais, com bons níveis de sapiência, além de carinhosos, educados e receptivos ao contato com novos povos e ao intercâmbio cultural com representantes de outras nações que estarão presentes”, argumenta.
Compartilhar
PROJETO DE LEI DEFINE 2013 COMO ANO DA JUVENTUDE
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará na próxima terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos esportivos mundiais exige maior investimento na preparação da juventude.
“A exposição midiática desses eventos é gigantesca, e neles os jovens são os protagonistas; temos que apresentar, além de uma boa estrutura física e pública, jovens conscientes com os problemas mundiais, com bons níveis de sapiência, além de carinhosos, educados e receptivos ao contato com novos povos e ao intercâmbio cultural com representantes de outras nações que estarão presentes”, argumenta.
Compartilhar
PROJETO DE LEI DEFINE 2013 COMO ANO DA JUVENTUDE
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará na próxima terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos esportivos mundiais exige maior investimento na preparação da juventude.
“A exposição midiática desses eventos é gigantesca, e neles os jovens são os protagonistas; temos que apresentar, além de uma boa estrutura física e pública, jovens conscientes com os problemas mundiais, com bons níveis de sapiência, além de carinhosos, educados e receptivos ao contato com novos povos e ao intercâmbio cultural com representantes de outras nações que estarão presentes”, argumenta.
PROJETO DE LEI DEFINE 2013 COMO ANO DA JUVENTUDE

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará na próxima terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos esportivos mundiais exige maior investimento na preparação da juventude.
“A exposição midiática desses eventos é gigantesca, e neles os jovens são os protagonistas; temos que apresentar, além de uma boa estrutura física e pública, jovens conscientes com os problemas mundiais, com bons níveis de sapiência, além de carinhosos, educados e receptivos ao contato com novos povos e ao intercâmbio cultural com representantes de outras nações que estarão presentes”, argumenta.

ESTADO PODERÁ TER SEMANA DEDICADA À SAÚDE DOS IDOSOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará na próxima terça-feira (14/08), em segunda discussão, o projeto de lei 964/11, que dedica a primeira semana de abril à saúde dos idosos. A proposta, que inclui no calendário oficial do estado a previsão de campanhas e eventos voltados para a prevenção e tratamento de doenças que afetam a terceira idade, foi idealizada pelo deputado Samuquinha (PR)


ALERJ – ORDEM DO DIA 14/08 (TERÇA-FEIRA) – 16H30

GOVERNO PROPÕE AUMENTO DE GESTORES E DE SALÁRIO DE EXECUTIVOS PÚBLICOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em discussão única, a criação de mais 200 cargos de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado. Além de aumentar o número de cargos na lei que o criou, o projeto 1.681/12, do Poder Executivo, altera também a norma que trata da carreira de Executivo Público, aumentando os vencimentos-base, gratificações de desempenho e adicionais de qualificação de seus dois cargos: analista e assistente executivos. “Possibilitando, assim, a seleção dos candidatos que efetivamente sejam os mais capacitados aos cargos, prestigiando-se, assim, o princípio da eficiência da Administração Pública”, justifica o governador Sérgio Cabral na mensagem que acompanha o texto.

GOVERNO PODERÁ REALIZAR CONVÊNIO PARA SANEAMENTO EM PARATY
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em discussão única, o projeto de lei 1.683/12, que autoriza o Poder Executivo, autor da proposta, a celebrar convênio com o Município de Paraty para a gestão associada de serviço de saneamento básico municipal. O serviço, prestado na forma de parceria público privada (PPP), permite ainda que o Estado aporte recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) no fundo garantidos da PPP a ser criado no município.

ESTADO PODERÁ TER SEMANA DEDICADA À SAÚDE DOS IDOSOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em segunda discussão, o projeto de lei 964/11, que dedica a primeira semana de abril à saúde dos idosos. A proposta, que inclui no calendário oficial do estado a previsão de campanhas e eventos voltados para a prevenção e tratamento de doenças que afetam os idosos, foi idealizado pelo deputado Samuquinha (PR).

PROJETO DEFINE 2013 COMO ANO DA JUVENTUDE
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos esportivos mundiais exige maior investimento na preparação dos jovens. “A exposição midiática desses eventos é gigantesca, e neles os jovens são os protagonistas; temos que apresentar além de uma boa estrutura física e pública, mostrar jovens conscientes com os problemas mundiais, com bons níveis de sapiência, além de carinhosos, educados e receptivos ao contato com novos povos e ao intercâmbio cultural com os jovens de outras nações que estarão presentes”, argumenta.

MAT.ALERJ
JORNALISTA
RUBENN DEAN
EMAIL
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK. EDDIE MURPHY
TEL.021.9337.4123





ALERJ – ORDEM DO DIA 14/08 (TERÇA-FEIRA) – 16H30

GOVERNO PROPÕE AUMENTO DE GESTORES E DE SALÁRIO DE EXECUTIVOS PÚBLICOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em discussão única, a criação de mais 200 cargos de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado. Além de aumentar o número de cargos na lei que o criou, o projeto 1.681/12, do Poder Executivo, altera também a norma que trata da carreira de Executivo Público, aumentando os vencimentos-base, gratificações de desempenho e adicionais de qualificação de seus dois cargos: analista e assistente executivos. “Possibilitando, assim, a seleção dos candidatos que efetivamente sejam os mais capacitados aos cargos, prestigiando-se, assim, o princípio da eficiência da Administração Pública”, justifica o governador Sérgio Cabral na mensagem que acompanha o texto.

GOVERNO PODERÁ REALIZAR CONVÊNIO PARA SANEAMENTO EM PARATY
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em discussão única, o projeto de lei 1.683/12, que autoriza o Poder Executivo, autor da proposta, a celebrar convênio com o Município de Paraty para a gestão associada de serviço de saneamento básico municipal. O serviço, prestado na forma de parceria público privada (PPP), permite ainda que o Estado aporte recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) no fundo garantidos da PPP a ser criado no município.

ESTADO PODERÁ TER SEMANA DEDICADA À SAÚDE DOS IDOSOS
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em segunda discussão, o projeto de lei 964/11, que dedica a primeira semana de abril à saúde dos idosos. A proposta, que inclui no calendário oficial do estado a previsão de campanhas e eventos voltados para a prevenção e tratamento de doenças que afetam os idosos, foi idealizado pelo deputado Samuquinha (PR).

PROJETO DEFINE 2013 COMO ANO DA JUVENTUDE
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) votará nesta terça-feira (14/08), em primeira discussão, o projeto de lei 897/11, que institui o ano de 2013 como Ano Estadual da Juventude. O autor da proposta, deputado Márcio Pacheco (PSC), encarrega o Poder Executivo de coordenar eventos comemorativos com atividades alusivas aos jovens. Para ele, a proximidade de eventos esportivos mundiais exige maior investimento na preparação dos jovens. “A exposição midiática desses eventos é gigantesca, e neles os jovens são os protagonistas; temos que apresentar além de uma boa estrutura física e pública, mostrar jovens conscientes com os problemas mundiais, com bons níveis de sapiência, além de carinhosos, educados e receptivos ao contato com novos povos e ao intercâmbio cultural com os jovens de outras nações que estarão presentes”, argumenta.


Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...