materia do rio de janeiro

Maracanã recebe presidente do TST e Ronaldo Fenômeno

O estádio do Maracanã será palco de um evento, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), voltado para a prevenção de acidentes e a segurança do trabalho na construção civil. O evento será realizado nesta sexta-feira (2/3), às 10h, e faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado pelo TST em maio de 2011.

O objetivo é reunir trabalhadores e representantes do consórcio responsável pelas obras, que atuarão como multiplicadores das medidas de prevenção e segurança. O evento - que será realizado na entrada principal do estádio, em frente à estátua do Bellini, na Avenida Maracanã – também contará com representantes do mundo esportivo e autoridades, que vão falar sobre o tema para os 4,5 mil operários que trabalham na reforma do estádio. Em seguida, haverá visita às obras.
O ex-atacante Ronaldo Fenômeno, representante do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, é um dos convidados do evento. Também participarão o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Rio, a secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), entre outros.
Obras em ritmo acelerado
As obras de reforma e adequação do estádio para a Copa de 2014, feitas pela Secretaria estadual de Obras/Emop, seguem em ritmo acelerado. Atualmente, 4,5 mil operários trabalham em dois turnos, das 7 às 17h e das 19h às 5h, de segunda a sábado. Ainda este mês, devem ser contratados outros 700. Os operários anteciparam a instalação das arquibancadas em um mês, iniciada em janeiro. A nova estrutura já dá nova forma ao estádio, possibilitando uma visão de como ficará no novo anel. O torcedor vai ficar mais perto do campo e assistirá aos jogos em posição privilegiada, uma vez que a parte superior vai avançar 12 metros em direção ao gramado. Não haverá mais pontos cegos no estádio.
Além de recuperar a utilização das rampas monumentais, quatro novas rampas estão em fase de conclusão, o que garantirá a evacuação total do estádio em até oito minutos e meio, enquanto o padrão recomendado pela Fifa é de oito a 12 minutos. Também já foram iniciadas a perfuração de 60 pilares para instalação de inserts que servirão de ancoragem para a estrutura da nova cobertura e a construção dos camarotes. O novo Maracanã terá um só lance de arquibancadas, sendo as partes inferior e superior separadas por 110 camarotes. A distância entre as cadeiras também passou de 48 centímetros para 50 centímetros, enquanto as cadeiras passarão a ser rebatíveis.
O estádio terá um sistema de controle de imagem e de som capaz de passar informações a áreas específicas, da mesma forma que a central de monitoramento poderá acompanhar um torcedor desde a entrada na roleta eletrônica até chegar a sua cadeira, em qualquer parte do Maracanã. Serão 3.940 alto-falantes, 360 câmeras de segurança e 360 monitores de TV de 42 polegadas, entre outros equipamentos.
Um convênio assinado entre o governo do estado e a Light garantiu a instalação de placas para captação de energia solar no estádio. Será implantado um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.
O projeto do novo Maracanã seguirá o sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design) – certificado que significa liderança em energia e design ambiental –, do Green Building Council Brasil (GBC), concedido a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético. O estádio terá dispositivos economizadores de água e um sistema de captação de água de chuva, o que diminuirá o uso de água potável em 50% para irrigação do gramado. A meta é reduzir o consumo de água em 30%.
O investimento do governo do estado na reforma do Maracanã é de R$ 859 milhões, e as obras serão concluídas em fevereiro de 2013.

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123

materia de petropolis. região serrana. rio de janeiro

Número de vereadores será definido este mês
Projeto entra em votação novamente na quinta-feira
 
A Câmara de Vereadores define até o final de março o número de cadeiras que o parlamento petropolitano passará a ter já com validade para as eleições deste ano. Depois de a comissão especial ter dado paracer contrário à proposta de 21 assentos, um novo projeto, do vereador Wagner da Silva (PPS), que defende a manutenção das 15 cadeiras atuais será votado até o dia 31.
A polêmica sobre um possível aumento no número de parlamentares começou no ano passado com base na Constituição Federal que estabelece que municípios com até 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores. Essa semana, o assunto volta a ser debatido em plenário, mas o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) - que desde o princípio defende a manutenção de 15 vereadores - acredita que a tendência é que a Casa aprove a manutenção do atual número de cadeiras.
O projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que tramita atualmente na Câmara e propõe 21 cadeiras, recebeu parecer contrário esta semana da Comissão especial designada para avaliá-lo. Presidida pelo vereador Wagner Silva (PPS), a comissão é composta ainda pelos vereadores Baninho (PSD) e Dudu (PSDC). Além de assinar junto com seus pares o parecer contrário ao projeto para 21, o vereador Wagner Silva propôs mais uma vez que o número de cadeiras seja limitado em 15.
"O parecer da comissão foi publicado no dia 1º e entrará em votação na quinta-feira (dia 8). Esse intervalo é necessário pois, após a publicação, é preciso esperar por três sessões para que ele seja votado. Depois disso, a emenda do Wagner que propõe 15 vereadores será votada em dois turnos - com um intervalo de 10 dias entre a primeira e a segunda votação. Acredito que ainda este mês teremos esta situação definida", disse Paulo Igor, lembrando que a população não quer o aumento de vereadores.
O presidente da Câmara lembra que a definição é importante também para os partidos políticos. "Esse assunto precisa ser definido o quanto antes para que as legendas possam se organizar para as eleições deste ano", pontua.
Paulo Igor frisa que a atual mesa diretora vem adotando uma política de controle de gastos e entende que o ideal é manter o número de parlamentares. "Petrópolis tem representatividade na Câmara de todos os bairros, de todos os distritos. Hoje, administrativamente, a Casa trabalha com enxugamento e gastos e otimização de recursos e, politicamente, se mantem atenta e participativa", aponta.

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
021.9337.4123 / 021.8125.9534
email.rubenndeanrj@gmail.com

agenda do governador sr. sergio cabral.rio de janeiro

AGENDA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL

05 março de 2012

Segunda-feira
  

09:00 - Apresentação do balanço do Programa Estadual de Transplantes

Local: Salão Nobre do Palácio Guanabara - Rua Pinheiro Machado s/nº - Laranjeiras

Dados gerais: O programa, criado em 2010, ajudou a elevar o Rio de Janeiro para o 6º lugar no ranking nacional. Apenas nos dois primeiros meses deste ano foram doados 37 órgãos. Em 2011, o Rio realizou 121 transplantes. Atualmente, a unidade de saúde que mais doa órgãos no estado é o Hospital Estadual Getúlio Vargas, seguido do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e do Hospital Municipal Miguel Couto.


10:30 - Assinatura do Termo de Convênio entre o Ministério Público, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, a chefia das polícias Civil e Militar, bem como a Secretaria de Administração Penitenciária e a Casa Civil, cujo objetivo consiste na implementação do Portal da Segurança.

Local: Av. Marechal Câmara, 370 – Centro

Dados gerais: O Termo de Cooperação permite a integração do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro como órgão participante do Portal da Segurança do Estado do Rio. A partir de agora, em um fato inédito, os promotores de Justiça do Rio terão acesso às informações dos cadastros de identificação civil, criminal e penitenciária através de consulta integrada ao Portal da Segurança, proporcionando agilidade ao andamento dos processos. 

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...